Champô? Gel de banho? Cremes? Desodorizantes? Qual o melhor para si?

Vamos perceber como escolher um produto para o corpo.

Todos os dias somos bombardeados com publicidade de cremes que prometem milagres. Acabar com acne em sete dias ou livrar-se de rugas em 15 são promessas aliciantes e, para quem procura uma resolução para o problema, é realmente tentador experimentar a promessa milagrosa.

O único problema são os ingredientes que a compõem e, se hoje em dia estamos mais munidos de informação para ler rótulos dos produtos alimentares, o mesmo não se passa com as letrinhas pequeninas que vêm na embalagem de um creme, loção, champô, etc. O que importa é que ele cumpra a função que promete e o resto não interessa. A verdade é que devia interessar e muito! Uma coisa é colocar um creme/champô/gel de banho qualquer uma vez por mês, outra coisa é fazê-lo todos os dias, da cabeça aos pés. Não se esqueça que a nossa pele absorve o que lhe colocamos. Reparo que quando falo, por exemplo, em pensos de reposição hormonal ou até pensos de nicotina, as pessoas têm noção da capacidade de absorção que a pele tem, mas quando o assunto é cosmética ninguém pensa nesta função e ela existe. Se gastamos tempo e dinheiro a pôr e a comprar produtos para o corpo, porquê fazê-lo com desreguladores hormonais ou carcinogénicos? Já não basta a poluição, o stress e as tentações alimentares menos saudáveis? Faz algum sentido este ritual diário?

A minha intenção com este artigo é sensibilizar para uma escolha consciente na hora de comprarmos um produto desta natureza. Nota importante: esqueçam rótulos como “natural”, “orgânico”, “bio”, “à base de plantas”, etc. Estes chavões surgem da necessidade que as marcas têm em dar resposta aquilo que é a procura do consumidor. Apenas a cosmética biológica responde a padrões de exigência reais, mas, para ser biológico, não basta dizer que o é, tem que ter um destes 3 símbolos:

Ainda assim existem produtos bons que não possuem estes símbolos, por isso, e para que a sua escolha não fique tão limitada, deixo a lista com alguns dos ingredientes que um produto NÃO deve conter (como quase nenhuma marca traduz os ingredientes, transcrevo exatamente como aparece para ser mais fácil reconhecer):

– Parabenes

– Phthalates

– PEGs

– Formaldehyde

– Sodium Laurel Sulfate (SLS)

– DEA

– TEA

– MID

– PEGs

– Petrolatum

– Triclosan

– Toluene

– Talc

– Aluminium

– Artificial/Synthetic color (FD&C)

– Coal Tar

Não se preocupe, não precisa de decorar o monte de palavrões, o importante é que fique curioso e que essa curiosidade o leve a bisbilhotar o frasquinho que está lá em casa. Também não precisa de deitar tudo fora! Vamos devagarinho e, à medida que possa, vá substituindo. Quanto maior for a procura, maior será a concorrência na oferta. Se, ainda assim, não quiser ir mudando o seu “armário” da casa de banho lá de casa, mude o do seu filho. Não exponha um recém-nascido, criança ou adolescente a riscos desnecessários.