Cinco dicas para reduzir no consumo de açúcar

Não é tarefa fácil reduzir na quantidade de açúcar que ingerimos, mas não é impossível de todo. O açúcar tornou-se num vício e quando consumido em quantidades excessivas pode trazer graves problemas à nossa saúde. Doenças como obesidade, em especial a infantil, diabetes, hipertensão ou cáries são alguns dos riscos que uns bons hábitos alimentares podem facilmente prevenir.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a dose diária ideal seja cerca de seis colheres de chá e que o açúcar simples deve representar 10% da energia consumida diariamente. A redução não precisa de ser feita drasticamente, até porque o nosso organismo entra em carência, mas aos poucos vai-se habituando a novos hábitos.

Fizemos uma seleção de alguns passos que pode adotar para facilitar a redução de açúcar e passar a ter mais cuidados alimentares.

– Fazer uma seleção dos produtos alimentares que consome e ver em quais pode reduzir a quantidade de açúcar, como por exemplo no café. Se tem por hábito deitar um pacote inteiro de açúcar no café pode começar a reduzir aos poucos, o organismo vai se habituando ao novo sabor e quando notar já consegue tomar café sem açúcar. O mesmo acontece com o chá.

– Trocar os lanches à base de produtos cheios de açúcar, como croissants ou bolos, por alimentos saciantes ricos em fibra. Um lanche rico em proteína ajuda a manter a energia ao longo do dia. Os frutos secos, como as nozes, amêndoas ou amendoim são ótimas opções e podem ser consumidos como snacks ou no iogurte, por exemplo.

– Distinguir entre os açúcares adicionados e os açúcares naturais na informação nutricional dos alimentos, uma vez que aparecem como sendo só “açúcar”. Se ler a palavra “açúcar” é porque é adicionado e quanto mais em cima estiver mais porção dele se encontra no alimento. Procurar produtos que digam “sem açúcar adicionado”.

– Evitar os refrigerantes. Sabia que uma lata de 350ml de Coca-Cola contém cerca de 37g de açúcar, o que equivale a sete colheres e meia, das de chá? Pode trocar por sumos de fruta naturais, chás ou infusões.

– Encontrar um meio-termo. Se gosta de comer chocolate a seguir à refeição, experimente um chocolate com mais de 70% de cacau, de maneira a não acabar com algo que lhe dá algum prazer e ter a certeza que não é prejudicial à saúde.