Importância do descanso na prática desportiva

Contrariamente ao que muitos podem pensar, quando se fala de crescimento muscular não se associa unicamente ao treino e à prática intensiva de atividade física. Não é suficiente treinar e exercitar os músculos, pelo que há outros aliados fundamentais para garantir um bom desenvolvimento muscular. Paralelamente à importância da nutrição e cuidados alimentares, o descanso assume um papel crucial para uma evolução física eficaz.

Sabia que, ao invés do que muitos pensam, não é só durante o treino que o crescimento muscular acontece. Funciona apenas como um estímulo na fibra muscular, para que durante o descanso (mínimo de sete a oito horas) essas adaptações do corpo possam consolidar e fazer com que os músculos cresçam através da supercompensaçao.  

Depois do treino, o corpo começa um processo muito acelerado de regeneração na procura de atingir a chamada a homeostase (ou homeostasia), que é o nível de equilíbrio ideal. Para além de regenerar tudo o que foi atingido no treino, o corpo também recupera as vias energéticas e outras estruturas. Se há um nível elevado de exaustão durante o treino, também é importante que haja um nível de descanso suficiente para manter sempre um equilíbrio, a homeostasia.

O tempo de descanso varia consoante a intensidade, duração e frequência do treino, alimentação, rapidez na recuperação e stress diário. Guarde um ou dois dias semanais para um bom descanso sem prática desportiva para que os músculos recuperem na totalidade e o bom funcionamento da parte neutral e imunitária.