Perceba a diferença entre anabolismo e catabolismo

O anabolismo e o catabolismo são estados oposto que descrevem se o corpo está a ganhar ou a perder massa muscular, respetivamente. Para os praticantes de desporto regular, é fundamental perceber que tanto para o ganho como perda de massa muscular é crucial aliar ao treino um bom plano alimentar e respeitar o descanso.

Anabolismo

Se o objetivo é ganhar massa muscular, o tempo de anabolismo deve ser maior, para garantir resultados mais eficazes. Este estado corresponde ao momento em que o corpo ganha massa muscular e ocorre quando o balanço metabólico é positivo (devido a um consumo maior de calorias). Uma dieta que contenha as calorias suficientes para o crescimento muscular e um treino focado em sobrecarga progressiva, são fortes aliados a um anabolismo produtivo.

Catabolismo

Já o catabolismo, o vilão dos desportistas, corresponde ao processo contrário: a perda de massa muscular. É o estado corporal que degenera a massa muscular e pode acontecer por falta de uma boa alimentação ou de descanso, consumo de álcool ou uma alimentação baseada em alimentos processados e, ainda, por não ingerir a quantidade necessária de proteína. Isto não permite que aconteça a regeneração dos tecidos musculares depois de um treino e quanto mais intenso e longo for maior será a fadiga dos tecidos.