Yoga, a plenitude do corpo e alma

Existem várias linhagens do yoga, apesar de as mais habituais na Europa serem o Hatha Yoga, um estilo baseado na postura e filosofia, e o Mindfulness Yoga, que não implica grande filosofia. Falamos com Ricardo Pinto, instrutor de yoga, para conhecermos melhor a essência desta atividade. A consciência do nosso corpo, mente e espírito é ganha com o tempo e o yoga assenta em oito princípios para se atingir essa mesma plenitude. As aulas variam entre uma hora e uma hora e meia, sendo que o decorrer das aulas é diferente consoante o estudo do instrutor. O objetivo do yoga é ter a capacidade de encontrar o “eu”, a nossa essência através dos nossos sentidos.

O primeiro passo é o Yama, que abrange princípios morais universais como: não roubar, não mentir, ter controlo do prazer sensorial, entre outros. Seguem-se a Nyama, que assenta nos princípios individuais de auto purificação e a prática dos Asanas, que corrige a postura, fortalece e aumenta a flexibilidade. Os dois passos seguintes, Pranayama e Pratiahara baseiam-se no controlo da respiração e dos sentidos, respetivamente. Passamos para Dharana, que exige concentração e foco naquilo que é a vida. “A concentração é fundamental para não nos desviarmos de nós mesmos. Desde manhã até à noite, estamos sempre a ser estimulados pelas tecnologias e redes sociais, que acaba por nos desviar do conhecimento interior”, admite Ricardo.

Dhyana, o penúltimo passo, envolve meditação, que é fundamental para nos conhecermos. Não é fácil e nem toda a gente consegue numa primeira fase atingir esse objetivo. Chegamos por fim ao Samadhi, a iluminação e conexão com a alma. “É o contentamento e felicidade suprema que todos podemos alcançar. É um privilégio”, explica Ricardo. O yoga é muito procurado por pessoas a partir dos 30, apesar de poder ser praticado por todas as idades e, em especial, por pessoas em situação de stress ou ansiedade. Exige um bom diagnóstico antes de iniciar a prática mas, sendo terapêutica, pode prevenir o aparecimento de doenças, evitar o sedentarismo e controlar sentimentos de apatia e cansaço psicológico.