HIIT. Já ouviu falar?

É a modalidade do momento. Chama-se High Intensity Interval Training que, traduzido à letra, significa um treino intervalado de alta intensidade. Esta técnica pressupõe um treino bastante rápido e intenso, com poucos segundos de descanso entre cada exercício, de modo a queimar mais calorias e tonificar o corpo num curto espaço de tempo. Envolve exercícios aeróbicos intensos, com tempos diferentes de recuperação, impulsionando o metabolismo e maximizando o processo de oxigenação. Esta modalidade pode ser praticada em aulas de grupo, em ginásios, ou então é possível adaptar um treino de HIIT em casa, num parque ao ar livre ou até mesmo na praia.

São treinos exigentes e duros, mas em contrapartida muito eficazes. O processo requer um maior esforço físico, o que equivale a um maior gasto calórico e, por conseguinte, uma recuperação mais rápida. Um metabolismo mais acelerado leva a um aumento da perda de massa gorda mais eficaz.

Um treino HIIT não se restringe a determinados exercícios específicos, muito pelo contrário. Podemos aplicar um treino de HIIT a uma corrida, ciclismo, natação, boxe, body combat ou até kickboxing. O objetivo é sempre o mesmo: manter um ritmo acelerado e praticar exercícios de alta intensidade com poucos segundos de descanso.

Além de tonificar o corpo e permitir um elevado gasto calórico, leva a uma melhoria da função cardiovascular e previne o aparecimento de várias doenças.

Como adaptar um treino HIIT

  • em casa: realizar repetições de agachamentos dinâmicos, flexões, lunges e abdominais com poucos segundos de descanso entre cada exercício.
  • no parque: com a ajuda de um banco de jardim é possível alternar entre exercícios de step, flexões ou tríceps e ainda aproveitar o solo para algumas pranchas e saltos à corda.
  • na praia: corrida intercalada com exercícios dinâmicos de agachamentos e lunges, e ainda aproveitar o mar para nadar e exercitar braços e pernas.