Motociclista Romeu Leite no Campeonato Nacional de Velocidade

O Circuito do Estoril foi o palco da terceira e quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) de Motociclismo no passado fim de semana (30 de junho e 1 de julho). O piloto Romeu Leite, da equipa A. Faria Leite Racing Team marcou presença na classe Superbike, mas a sorte não esteve do seu lado.

As dificuldades começaram a sentir-se ainda durante os treinos. As condições atmosféricas adversas dificultaram os treinos privados, impedindo as melhores afinações para a mota e colocando o piloto natural de Lousada em 9ª posição no primeiro treino cronometrado, numa grelha composta por 21 pilotos (17 da sua classe). Este primeiro treino ficou marcado por problemas mecânicos.

Enfrentando a primeira corrida com a mota diminuída em potência, Romeu Leite arrancou da posição 9 e, desde logo, juntou-se ao grupo de quatro pilotos que lutavam pela 5ª posição. No entanto, a duas voltas do fim, a corrida foi interrompida devido a um acidente, provocando bandeira vermelha. A classificação final de Romeu Leite foi 6º lugar.

Depois de afinações na Yamaha R1 no final da tarde de sábado, Romeu Leite conseguiu alcançar a 8ª posição no segundo treino cronometrado no domingo.

No entanto, o mau tempo voltou a pregar partidas na tarde de domingo. A equipa de Romeu Leite teceu ainda críticas à organização, por alegada falta de informações, induzindo em erro as operações de troca de pneus devido à chuva – levando Romeu Leite a arrancar em último da zona das boxes e, depois da chuva parar, perder o ritmo por ter optado pela mudança de pneus.  Terminando a prova na 12ª posição, Romeu Leite destacou que quem escolheu sair com pneus secos foi recompensado.  Contudo, no final da prova, o piloto foi informado da sua desclassificação por ter demorado muito tempo a mudar os pneus. Falando em injustiça, a equipa pediu recurso e aguarda decisão final por parte da federação.

A equipa vai agora concentrar-se na próxima corrida, tentando aproveitar o intervalo de tempo para tentar colocar a mota no seu nível “normal” e melhorar os índices competitivos para se apresentar o mais forte possível já na próxima ronda e tentar disputar um lugar no podium.

A 5ª e 6ª provas do campeonato terão lugar no fim-de-semana de 21 e 22 de julho, no Autódromo do Algarve – Portimão.

 

Fotografia: D.R.