Verão não é sinónimo de desleixo!

A época de verão leva a que muitas pessoas interrompam a sua prática desportiva. Os dias de muito calor levam à perda de vontade de praticar exercício, atraindo uma sensação de melancolia, cansaço e desgaste. Mas há tempo para tudo! Podemos facilmente aproveitar esta altura de verão para não parar de fazer exercício, experimentar novas atividades e tirar maior proveito.

Já aqui falamos de várias modalidades que conseguem ser muito atrativas e que só as podemos praticar nesta altura de verão. É o caso de modalidades aquáticas como Stand Up Paddle, Surf e Kitesurf, ou modalidades radicais de exploração como Rapel, Coasteering ou Trekking. Além destas existem várias formas de tornar os dias de verão divertidos, não obrigando a colocar uma pausa na rotina desportiva.

Fizemos uma seleção de algumas opções que pode adotar para conseguir praticar exercício físico, mesmo nos dias de maior calor.

  • Se gosta de fazer uma caminhada ou corrida diária, troque as horas de maior calor pelas alturas do dia mais frescas, como a manhã ou o pôr-do-sol. Escolha roupa desportiva mais fina, que não permita ter tanto calor, beba muita água para manter o corpo hidratado e coloque protetor solar.
  • Em meios aquáticos, como mar ou piscina, há sempre a oportunidade de exercitar um pouco os músculos, o que traz várias vantagens ao nosso corpo. Nade de forma a exercitar os braços e pernas, ou tente fazer algum exercício dinâmico. Para além de permitir uma maior liberdade de movimentos, é uma ótima forma de prevenir várias doenças.
  • Se estiver na praia aproveite para jogar uma partida de vólei entre amigos.
  • Procure fazer algo que ainda não tenha experimentado, como surf, paddle, bungee jumping, mergulho ou então explore algumas grutas ou percorra a Costa Vicentina. Existem várias atividades interessantes!
  • Escolha um parque que lhe permita fazer alguns exercícios à sombra, como saltar à corda, agachamentos, lunges ou até exercícios de step com a ajuda de algum banco de jardim.