Corridas em pleno verão? Conheça algumas dicas que o vão ajudar

Os dias de maior calor tornam-se um sufoco para quem tem como hábito correr ou caminhar diariamente. A altura de verão leva a alguma melancolia e consecutivamente à perda de motivação. Mas existem alternativas e dicas para contornar a situação e poder manter os mesmos hábitos, não interrompendo o exercício físico. Há que ter em atenção, ainda assim, que são fundamentais os cuidados do corpo em alturas de maior exposição solar e de temperaturas altas.

  1. Correr nas horas de menor calor. Parece óbvio, mas é fundamental optar pelas alturas em que a temperatura se encontra mais baixa, nomeadamente, de manhã ou ao final da tarde (na altura do pôr do sol). Além de correr menos riscos permite ganhar mais motivação para começar o dia, se optar por uma corrida matinal.
  2. Beber muita água (antes, durante e depois da corrida). É essencial manter o organismo bem hidratado.
  3. Roupa desportiva adequada que seja clara, leve e arejada. Optar pelos tecidos sintéticos adaptados à corrida em vez dos algodões. Evitar tecidos como o nylon.
  4. Proteger a pele da exposição solar. Colocar protetor solar na cara e em todo o corpo antes de sair de casa, mesmo em dias de menos sol.
  5. Refrescar a cara. Se pelo caminho tiver a oportunidade de ir molhando a cara, é ótimo para manter a temperatura corporal estável.
  6. Começar com uma caminhada, manter um bom ritmo e ir abrandando assim que a temperatura corporal estiver acima do normal e se sentir muito quente.
  7. Usar chapéu.
  8. Se em algum momento começar a sentir tonturas, dores de cabeça, falta de ar ou má disposição, pare de correr, procure uma área à sombra, beba muita água e refresque o corpo.