O Healthy Me Happy Me de Andreia Filipa

Chama-se Andreia, tem 29 anos e é a autora do Healthy Me Happy Me. Estudou na Faculdade de Letras e, neste momento, trabalha na área de Recursos Humanos. Criou a sua página de Instagram há cerca de dois anos. Adora cinema, fotografia e viajar, e é nisto que tenta gastar a maior parte do seu tempo. É louca por sushi e por um bom copo de vinho (coisas que não dispensa). Intitula-se control freak porque, pelo menos durante a semana, gosta de programar o que tem a fazer e tenta que nada interfira com o que estipulou.

Como é que surge a ideia de partilhar nas redes sociais receitas e opções de comida essencialmente saudável?

Quando comecei o Healthy Me Happy Me já seguia algumas caras mais famosas do Instagram Fit, mas através do meu perfil pessoal. Eu própria já tinha emagrecido e tinha atenção aos meus pratos e à sua própria confeção e acabei por aproveitar muitas ideias do que via. Como sempre adorei também fotografia, decidi juntar o útil ao agradável e começar a fotografar a minha comida como motivação para mim e como forma de dar ideias a outros, tal como eu me inspirava em quem seguia. Olhando para as minhas primeiras fotografias, vejo o quanto a minha alimentação mudou e mesmo as minhas próprias fotografias melhoraram. Fico feliz por, passado cerca de dois anos, ainda ter a mesma vontade e gosto por tudo o que envolve a partilha desses momentos.

Considera que a alimentação saudável é algo que as pessoas procuram seguir cada vez mais?

Sem dúvida que sim. Estamos cada vez mais alerta para a necessidade de cuidarmos de nós, mas existe tanta informação, tão diferente, que precisamos de ver o que os outros estão a fazer. Não devemos nunca, contudo, “impingir” o nosso estilo de vida ou a nossa dieta a quem quer que seja. Somos todos tão diferentes que, apesar de achar válido procurarmos ideias e novos ideais nos outros (tal como eu própria fiz), temos de perceber o que resulta melhor connosco e na nossa realidade.

O que considera realmente importante para que as pessoas se identifiquem com a sua página?

No fundo, acho que é a junção de tudo. Receitas são sempre muito bem aceites, principalmente as de doces saudáveis, mas uma boa fotografia também ajuda muito, claro! Eu tento conjugar isso e juntar um pouquinho de mim à descrição. Sou por norma bem-disposta e adoro piadas, tento dar sempre um toque de graça às minhas publicações. Tenho também uma vertente mais introspetiva, com textos mais longos (ou não fosse eu de Letras) quando me sinto mais inspirada a falar de mim e de como cheguei ao ponto onde estou.

Em que aspetos o Instagram, como uma plataforma atual e muito intuitiva, pode ajudar na partilha de conteúdo interessante?

O Instagram veio revolucionar a forma como vimos e encaramos as redes sociais. Aqui é onde a fotografia vale mais do que mil palavras, o texto apenas a suporta. Aqui lemos a descrição se gostarmos da fotografia (principalmente no caso de receitas), por isso, penso que é realmente uma boa base de divulgação do que fazemos. Felizmente já é possível guardar as fotografias que gostamos para ser mais fácil acedermos a elas sempre que precisamos.

O que é os seguidores podem encontrar na sua página?

No meu Instagram podem encontrar algumas receitas e ideias para marmitas, onde tento sempre utilizar alimentos e produtos o mais naturais possível. Partilho também alguns restaurantes onde vou e locais que gosto de visitar. À parte isso, publico alguns vídeos de treino (que é uma parte importante da minha vida e onde sou muito focada) e também algumas frases inspiradoras ou que nos façam somente rir. Se é ou não interessante, não sei, mas é o que gosto de fazer e de partilhar!