O Laranja-Lima de Ana Isabel Monteiro

Ana Isabel Monteiro é nutricionista e autora do blogue Laranja-Lima. Depois de se formar em Ciências da Nutrição pela FCNAUP (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto), passou algum tempo desligada de tudo. Não conseguiu arranjar estágio profissional de acesso à Ordem dos Nutricionistas e começou a ficar demasiado tempo em casa. Por essa altura, a alimentação saudável e equilibrada já era uma parte importante da sua rotina e, então, foi incentivada pelas pessoas mais próximas a desenvolver alguma coisa nesse sentido. Assim nasceu o Laranja-Lima.

Neste blogue vai poder encontrar várias receitas saudáveis para dar mais cor e saúde ao seu dia a dia, mas não se admire se encontrar muito mais receitas doces que salgadas… não tivesse Ana Isabel um sweet tooth. Vai poder encontrar também vários artigos de opinião, que vão surgindo à medida que a autora sente a necessidade de desmistificar alguns assuntos a nível de nutrição.

Como surgiu a ideia de partilhar nas redes sociais receitas e opções de comida essencialmente saudável?

Não diria que foi uma ideia… O que aconteceu foi que depois da licenciatura em Ciências na Nutrição somos obrigados a fazer um estágio profissional de acesso à Ordem dos Nutricionistas, senão não podemos exercer. Como eu me licenciei logo em julho (no dia dos meus anos) fiquei ali com um grande período de tempo livre até conseguir um estágio remunerado, então comecei a fazer algumas receitas para mim e para a minha família e ia partilhando na minha página pessoal de Instagram. Aí a minha melhor amiga e o meu namorado da altura incentivaram-me a levar aquilo mais além e criei o Laranja-Lima. E pronto, a página foi crescendo e vi que podia chegar a muita gente, incentivando as pessoas a ter um estilo de vida mais saudável. Por isso, fui apostando mais e mais e hoje tenho um site dedicado a isto.

Considera que a alimentação saudável é algo que as pessoas procuram seguir cada vez mais?

Sem dúvida! O problema é que as pessoas procuram respostas rápidas e aceitam apenas aquilo que lhes é conveniente, por isso é mais apelativo seguir receitas milagrosas e suplementos mirabolantes que apostar no básico: alimentação simples e saudável, exercício físico, hidratação e descanso. Nada apelativo, não é?

O que considera realmente importante para que as pessoas se identifiquem com a sua página?

Eu gosto de acreditar que não é só pelos pratos bonitos, mas por ser alguém com formação que pode dar boa informação. As pessoas colocam muitas questões, porque neste mundo da nutrição há imensas opiniões distintas e eu esclareço, sempre que possível, com aquilo que a ciência me diz ser o mais correto.

Em que aspetos o Instagram, como uma plataforma atual e muito intuitiva, pode ajudar na partilha de conteúdo interessante?

O Instagram é mesmo a minha plataforma de eleição precisamente por ser intuitivo e muito visual. O visual ajuda sempre. Ainda por cima com as stories e o IGTV conseguimos passar informação simples e concisa, mais que através de textos (embora eu adore escrever).

O que é os seguidores podem encontrar e esperar da sua página?

Receitas simples e saudáveis, que tornem a alimentação saudável interessante, mas também ironia q.b. na desmistificação de alguns mitos e artigos de informação sobre nutrição.