As novas sapatilhas da NIKE em couro sustentável

Considerada uma das marcas mais inovadoras da atualidade, a Nike acaba de se tornar ainda mais eficiente. O mais recente material utilizado, o Flyleather, é feito com 50% de fibra reciclada de couro natural. Trata-se de um material de malha mais sustentável, feito em máquinas de tricô 3D que tem uma produção mínima de resíduos descartáveis. A missão passa por criar uma versão inovadora do couro e reinventar o processo de fabrico, tornando-o mais sustentável para o ambiente, sem nunca perder a essência que fazem as pessoas admirar o couro natural: aparência, toque e até o cheiro. “O Nike Flyleather imita completamente o couro desportivo, desde o fit ao toque”, garante Tony Bignell, vice-presidente da Footwear Innovation da Nike.

Para a produção do Nike Flyleather, a marca recolhe restos de couro que foram descartados de produções anteriores e transforma-os em fibra sintética, que é posteriormente combinada com os pedaços de couro. O processo hidráulico de fabrico é tão forte que permite fundir todos os materiais num único tecido final. Esse tecido passa por um processo de acabamento e é depois colocado em rolo para ser cortado, o que torna mais eficiente o corte e reduzir o desperdício. A Nike garante que o toque do material é exatamente igual ao couro tradicional, apenas reduz o impacto ambiental.

É o material mais sustentável de sempre usado pela marca de desporto americana. Comparando com o couro tradicional, este material híbrido usará menos 90% de água e a pegada de carbono será 80% menor. São, ainda, mais leves e duráveis que o tradicional. Recorde que a Nike já tinha lançada anteriormente um modelo de Stan Smith criado sem materiais de origem animal.

O primeiro modelo a apresentar Nike Flyleather foram os Nike Flyleather Tennis Classic, mas a marca também recriou as icónicas sapatilhas de running, o modelo Cortez, usando o novo material sustentável. Este último modelo está disponível na loja online e também em algumas lojas físicas.