Caminhada noturna no dia mundial da diabetes

A Direção-Geral da Saúde alerta para a importância da prevenção atempada da diabetes tipo 2 e para que a mesma seja encarada como uma doença que pode ser evitada e controlada. E, principalmente, que se pode viver bem com diabetes tipo 1, desde que seja garantido o acesso total aos cuidados de saúde e ao tratamento, disponível em todo o mundo.

Ainda assim, não é uma doença simples e é importante cada pessoa conhecer o risco da diabetes tipo 2. Pode preencher o questionário disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde, que pode consultar aqui.

Desta forma a Direção-Geral da Saúde está a organizar uma caminhada noturna pelos miradouros de Lisboa, no dia 14 de novembro, quarta-feira, com início marcado para as 17h no miradouro de Nossa Senhora do Monte. O programa pretende promover uma vida mais saudável e, para isso, haverá um aquecimento com uma aula de zumba antes da caminhada e no final está previsto formar o círculo azul, símbolo de sensibilização para a diabetes.

“O Dia Mundial da Diabetes foi adotado pelas Nações Unidas no âmbito de um movimento a que foi dado o nome expressivo Unidos pela Diabetes, em 2006”, segundo a Direção-Geral da Saúde, acrescentando: “Tem como símbolo o círculo azul, que significa a união dos povos em torno da diabetes e tem a cor da bandeira das Nações Unidas e do céu”.