O bem que lhe fazia 30 minutos de cardio por dia

O exercício físico é fundamental para manter uma vida mais saudável, não só a nível muscular, mas principalmente a nível cardiovascular. É crucial para prevenir o aparecimento de inúmeros problemas.

A importância do cardio

A saúde do coração é muito importante e nem sempre damos a devida atenção que a mesma merece. A prática de 30 minutos por dia de exercícios de cardio é capaz de melhorar o bem-estar, assim como a condição física. A atividade cardiovascular aumenta o número de batimentos cardíacos por minuto (BPM), o que faz aumentar o fluxo sanguíneo do coração para todos os músculos.

O objetivo não é conseguir o máximo de intensidade em exercícios de cardio, mas conseguir aumentar o seu BPM acima dos 120 para melhorar a saúde do coração e aumentar a perda de massa gorda. Daí o cardio ser muito aconselhado para quem procura queimar gordura, além de tonificar.

O foco da maioria das pessoas que treina diariamente centra-se nos principais grupos de músculos e é importante entender que em exercícios cardiovasculares o ponto central é o coração – isto aplica-se a corridas, caminhadas e, também, exercícios de levantamento de pesos.

Melhorar o sistema respiratório

Os músculos carecem de um fluxo sanguíneo saudável para operar ao mais alto nível e a atividade cardiovascular tem a vantagem de melhorar, também, a função respiratória do corpo. Desta forma, os músculos recebem mais oxigénio capaz de permitir que funcionem em pleno.

É fundamental uma dieta equilibrada e saudável para fornecer uma maior variedade de nutrientes, que contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Caminhar ou correr diariamente é essencial para aumentar a capacidade do corpo em aguentar altas intensidades em períodos de tempo mais longos.

Melhorar a resistência

Ao criar um hábito regular de praticar, no mínimo, 30 minutos de exercícios de cardio por dia, aumenta progressivamente a resistência, o que permite aguentar qualquer tipo de treino. O resultado é notável, também, no aumento do desempenho do organismo ao nível do metabolismo.

Cuidados a ter 

É importante entender alguns cuidados essenciais para exercitar a função cardiovascular do corpo, principalmente para quem não tem por hábito treinar diariamente. Consultar um médico é fundamental para perceber se o nossos coração está saudável e apto para exercícios de alta intensidade. Acompanhar o progresso da capacidade física e da resistência é, também, fundamental.