As Dicas do Salgueiro: “Motivação sem disciplina serve de pouco”

Bruno Salgueiro é o rosto do blog Dicas do Salgueiro. Com uma linguagem simples e direta, o personal trainer tem conquistado milhares de seguidores nas redes sociais, onde partilha as suas dicas de exercício, de nutrição e até planos de treino.

Pode acompanhar a página de Instagram do Bruno Salgueiro em dicasdosalgueiro

Como é que nasce o “Dicas do Salgueiro”?

Sempre fui um ‘viciadinho’ na internet. Senti que havia falta de informação ou conteúdos em português sobre vida saudável e fitness. Juntei-me a dois amigos meus, Luís Piçarra e Ivo Saraiva, que me pareciam ser a equipa ideal e fizemos os primeiros episódios. Colocámos no YouTube e tivemos bastante sucesso. Já lá vão quatro aninhos.

O que é que as pessoas podem encontrar no seu blog?

Dicas de treino e alimentação, com a mensagem passada duma forma descontraída. Tentamos que os vídeos sejam dinâmicos, não só da minha parte como ‘apresentador’ como também através dos convidados e a própria gravação e edição.

Alguma vez imaginou ser Personal Trainer e ter o sucesso que tem hoje?

Não, de todo. Creio que ainda não tinha perceção total do poder das redes sociais e da internet.

Partilha diariamente vídeos de treinos e ainda vários TPC’s para que as pessoas possam treinar em casa. Como tem sido o feedback?

Muito bom. Muitas pessoas seguem e treinam com base nos nossos vídeos. Sinto essa responsabilidade e dá-me, claro, um prazer enorme.

Quem entra no blog percebe que tem uma relação próxima com os seus leitores e até se dirige a eles como “amigos”. É importante que assim seja?

Sim. Trato todos por tu e no individual. Nada de “façam assim” ou “sejam assado”, mas “faz assim”. É importante que me vejam como um amigo, até porque o meu sentido de humor precisa dessa salvaguarda. Poderia parecer brusco de outra forma. Para mim, a comunicação é 80% da equação e do sucesso deste projeto.

Além de treinos, partilha também muitas dicas de nutrição. Considera que a alimentação tem um papel crucial para atingir um objetivo?

Sem dúvida. Tudo o que pomos no corpo pode danificar ou construir. É mais fácil se pensarmos nestes termos. Não sou de todo apologista de NUNCA se fazer excessos, mas no geral devemos respeitar essa regra. Vai-se traduzir em resultados para tudo, não apenas os abdominais visíveis.

Um Personal Trainer é fundamental para ajudar a obter melhores resultados? De que forma pode ajudar?

Sim. De todas as variedades de possibilidades de treino, é a melhor ferramenta. Comparando claro com treinar em casa, sozinho ou no ginásio. A ter essa disponibilidade financeira, considero que é uma excelente aposta. Quando treinamos sem orientação caímos sempre no “disparate” de fazer o que nos apetece ou não atingir certos limites. Por vezes, precisamos de alguém que nos mostre que somos capazes de mais do que achamos… Ou, às vezes, de menos!

Fotografia ©Isabel Saldanha

O Dicas do Salgueiro é também uma fonte de motivação para que as pessoas consigam manter uma vida ativa e saudável?

Sim. Motivação sem disciplina serve de pouco, mas há que perceber que quando se vai à procura de vídeos de fitness, muitas vezes só queremos acender a chama, mais do que nos informarmos. Adorava conseguir ambos, claro.

Qual é o seu principal objetivo profissional enquanto PT (e blogger)?

De momento, gostaria que o canal em inglês desse frutos. Sinto-me confiante porque mesmo no panorama internacional não deixamos de ser muito originais nos vídeos. Chama-se Bruce Willow, tem cinco mesinhos e é exatamente o mesmo que as Dicas, mas em inglês. A ver vamos. Como Personal Trainer quero manter-me no ativo, mas com poucos, mas bons alunos.

No futuro, há algum projeto que gostava de ainda fazer na sua área profissional que ainda não teve oportunidade?

Talvez como ator de ação, gostava de ter mais projetos nesse âmbito. Ser o Chuck Norris português ainda é um sonho que não morreu em mim (risos).