O bem que nos faz alongar

Alongar os músculos, seja antes de praticar exercício, no final de um treino ou a qualquer altura do dia, é um passo fundamental para evitar futuras lesões graves e até melhorar a nossa postura. Quando nos referimos a alongamentos percebemos que vão desde movimentos mais simples a exercícios mais complexos e, geralmente, o tempo de duração depende muito da pessoa e das suas capacidades físicas. Por vezes, nem é preciso muito e são suficientes para reduzir a tonicidade do músculo, inibir o estímulo neuromuscular, diminuir a tensão e aumentar a sensação de bem-estar e de relaxamento.

A importância dos alongamentos

Aliados ao desporto, os alongamentos ajudam a aumentar (ou a manter) a flexibilidade dos músculos, preparando-os para aguentar a atividade física ou para eliminarem a tensão muscular após o exercício.

Não falamos apenas da necessidade de alongar associada ao desporto, mas os benefícios que essa prática pode trazer ao nosso corpo e saúde são benéficos até mesmo quando passamos o dia sentados ao computador. Nestes casos, é de igual forma importante alongar os músculos, uma vez que se trata de uma excelente forma de corrigir a postura e aliviar possíveis dores resultantes de uma postura errada (que é muito comum acontecer).

Benefícios dos alongamentos:

Prevenção e redução das lesões musculares

O primeiro benefício que podemos destacar é a importância dos alongamentos para quem pratica exercício físico. Deve ser vista como uma prática regular de preparação dos músculos antes do treino e de relaxamento dos mesmos no final. É a melhor forma de prevenir problemas graves que podem originar várias lesões musculares, como distensões musculares, ruturas ou inflamações. São exercícios essenciais para relaxar o corpo e ativar a circulação. Dedique alguns minutos do seu dia para alongar os músculos, seja de manhã ou ao final de um dia de trabalho.

Aumento da flexibilidade 

Um dos benefícios dos alongamentos, tanto antes de praticar exercício como depois, é o facto de contribuir para aumentar a flexibilidade do corpo, o que trará várias vantagens ao nosso bem-estar físico e, também, mental.

Diminuição de dores musculares

Devem ser feitos exercícios que promovam o relaxamento dos grandes grupos musculares (pescoço, ombros, cintura e pernas), contribuindo ainda para a diminuição das dores musculares.

Como alongar

Primeiro é fundamental perceber que existem dois tipos de alongamentos: dinâmicos e os estáticos.

Fizemos uma seleção de alguns alongamentos essenciais para praticar antes e depois do treino, que serão de igual forma benéficos para realizar a qualquer altura do dia.

Alongamento do peitoral

Coloque-se de pé e una as mãos atrás das costas, movimentando os braços para cima alongando a parte do peitoral.

Alongamento de tríceps 

Mantendo a coluna direita, flita o braço para trás em direção às costas e pressione de forma suave o cotovelo. Repita o exercício com o outro braço.

Alongamento da coluna

Estenda os braços à frente (pode apoiar-se numa parede), curve as costas e tente alongar ao máximo, aguentando alguns segundos.