O que são exercícios hipopressivos?

Também conhecidos por “Low Pressure Fitness“, os exercícios hipopressivos trazem mais benefícios ao nível de ganho muscular, força e resistência. Para conhecer melhor esta técnica falamos com Eunice Moura, autora do livro “Barriga Lisa“, que nos explica o conceito e as vantagens.

©Low Pressure Fitness

O que é que distingue, essencialmente, a técnica hipopressiva das restantes práticas de exercício físico?

A técnica hipopressiva é completamente inovadora e revolucionária na área do exercício físico, com características próprias que ajudam a aumentar a consciência corporal e pode ser um excelente complemento para outros tipos de treinos, em especial aqueles com níveis de intensidade mais elevada.

Esta técnica consiste na conjugação de técnicas posturais que englobam quatro indicações que devem ser mantidas ao longo da sessão: alongamento axial da coluna vertebral, alongamento cervical, ativação da cintura escapular e inclinação do eixo de gravidade.

Em 2014, como forma de incluir outras técnicas que potenciassem a técnica hipopressiva, foi criado o sistema de treino Low Pressure Fitness.

©Low Pressure Fitness

Quais são os principais benefícios da técnica hipopressiva?

Este sistema de treino engloba inúmeros benefícios: maior consciência corporal, estabilidade da coluna, melhoria da função pulmonar e eficiência respiratória.

Quais são os melhores exercícios de Low Pressure Fitness?

O sistema de treino Low Pressure Fitness tem uma estrutura própria, sendo que cada sessão engloba uma fase de preparação, uma sequência de posturas e o relaxamento. O ideal é esta estrutura ser adaptada aos diferentes objetivos e necessidades de cada pessoa. É importante realizar exercícios na fase de preparação que trabalhem mais a área respiratória e até podem ser utilizados alguns instrumentos, como o Eolos. Os melhores exercícios são aqueles que são adaptados a cada situação.

Numa série de abdominais, por exemplo, onde é que reside a diferença entre os exercícios normais e os hipopressivos?

A técnica hipopressiva inclui exercícios que solicitam os músculos das quatro paredes abdominais (parede superior, parede ântero-lateral, parede posterior e parede inferior do abdómen) com funções postural e de estabilização da pélvis e da caixa torácica. Os exercícios realizados nas aulas de grupo têm um foco na musculatura do tronco com forte aumento de pressão sobre a parede inferior do abdómen. É preciso avaliar corretamente caso a caso para uma melhor construção dos exercícios e progressão adequada.

Qualquer pessoa pode praticar, tanto um atleta como um iniciante no ginásio?

Sim, todas as pessoas podem e devem praticar. É importante, antes de começar a praticar, avaliar a estática abdomino-pélvica e torácica, por exemplo, e a competência muscular abdominal. Após esta fase inicial devem ser definidos objetivos e contruir-se uma sessão de treino adequada a cada situação. Todos vão ficar a beneficiar com a introdução desta nova ferramenta de treino.

É verdade que os exercícios hipopressivos, contrariamente aos normais, podem ser praticados por pessoas que tenham hérnias ou alguma condição que não permita realizar os exercícios normais?

Quando o indivíduo apresenta uma desprogramação da parede ântero-lateral do abdómen para a sua função de suporte, aumenta o risco de lesão, nomeadamente o risco de hérnia abdominal (que corresponde a uma zona de fraqueza da parede abdominal onde parte do intestino ou de outro órgão da cavidade abdominal fazem saliência para o exterior), sendo as mais comuns a hérnia umbilical, mais frequente no género feminino e a hérnia inguinal, mais comum no género masculino.

O sistema de treino Low Pressure Fitness assegura uma eficaz tonificação muscular da parede ântero-lateral através de uma visão mais global, ou seja, através de um trabalho postural e respiratório sem aumento de pressão.

©Low Pressure Fitness

Falando agora um pouco do seu livro “Barriga Lisa”, o título remete para um aspeto que as pessoas – em especial as mulheres – mais procuram quando começam a treinar. O objetivo do livro é ajudar a atingir melhores resultados?

Uma grande parte das pessoas que me contacta tem como objetivo reduzir o perímetro da cintura e esta foi também uma das razões para querer aprofundar este tema. Ter mais formação e querer dar a conhecer o sistema de treino LPF através do meu livro “Barriga Lisa”, que irá ajudar a entender o facto de, ao melhorarmos a musculatura mais profunda da região posterior do tronco e dos músculos das quatro paredes abdominais, conseguimos reduzir eficazmente e de forma segura o nosso perímetro da cintura. Uma das maiores chaves do sucesso é a regularidade do treino e há componentes na técnica hipopressiva que podem ser realizados todos os dias.

©Eunice Moura, Barriga Lisa (2016). A Esfera dos Livros.

Qual é o seu maior intuito com este livro?

O maior objetivo do livro foi dar a conhecer o potencial do sistema de treino LPF, seja para treinar em casa, no ginásio ou ao ar livre, sendo que recomendo sempre que, numa fase inicial, sejam guiados por um instrutor oficial para assegurar uma aprendizagem mais eficaz e melhores resultados.

Ao longo dos 10 capítulos podem conhecer melhor quais os músculos que vamos ativar, esclarecimentos sobre o treino abdominal, uma descrição completa do sistema de treino LPF, como fazer uma avaliação inicial e todos os passos para a realização da sequência de posturas.

Eunice Moura

  • Fisiologista do Exercício
  • Licenciada e Mestre em Ciências do Desporto, Ramo de Exercício e Saúde (Faculdade de Motricidade Humana)
  • Formadora Bwizer: Low Pressure Fitness | Exercício no pré e pós-parto
  • Autora do livro “Barriga Lisa” da editora A Esfera dos Livros

Conheça o percurso e próximas formações de Eunice Moura aqui.