Treino pliométrico: os benefícios de treinar como um atleta

A pliometria é uma técnica muito usada por atletas para aumentar a sua força explosiva, permitindo melhorar o desempenho físico e aumentar a performance atlética. De uma forma geral, a pliometria permite, através de um conjunto específico de exercícios, um alongamento do tendão do músculo seguido de uma contração do mesmo.

O treino pliométrico envolve saltos e explosão de movimentos, sendo que a compilação dos exercícios leva a um aumento dos níveis atléticos e permite queimar maior volume de massa gorda. Este tipo de treino pode ser feito, também, para prevenir e tratar de lesões de uma forma mais eficaz.

O que é a pliometria?

Consiste num alongamento do músculo seguido de um imediato encolhimento do mesmo. É precisamente este processo, aparentemente simples, que torna o treino pliométrico eficaz na melhoria do desempenho de qualquer atleta. O treino pliométrico atinge, essencialmente, as fibras de contração rápida, que são fibras essenciais para quem treina no ginásio, pratica desporto coletivo ou procura aumentar o desempenho físico.

Este tipo de treino tem vindo a mostrar uma elevada eficácia quando combinado com um treino de pesos para aumentar a força muscular, assim como a capacidade de salto – fundamental para basquetebolistas, por exemplo.

Os exercícios de pliometria podem ser incluídos em qualquer tipo de treino e podem, facilmente, ser realizados em casa. É essencial que qualquer treino se inicie com um bom aquecimento. A pliometria é crucial para qualquer desportista que procure uma forma eficaz de melhorar a sua capacidade atlética.

Benefícios de um treino pliométrico:

  • Promove ganhos musculares
  • Perda de gordura
  • Melhoria da coordenação física e do equilíbrio
  • Aumento da força e performance
  • Previne o aparecimento de lesões

Alguns exercícios que potencializam a eficácia de um treino pliométrico:

Box Jumps

Para este exercício é necessária uma caixa ou qualquer superfície plana e estável. Começa-se com os pés afastados à largura dos ombros e dá-se um salto explosivo para cima da caixa, esticando as pernas e baloiçando os braços, e aterrando numa posição de agachamento.

Truck Jumps ou Saltos Verticais

O movimento inicia-se com os pés à largura dos ombros. De seguida, é dado um salto explosivo elevando os joelhos ao peito, agarrando os mesmos com as mãos, antes de voltar à posição inicial. O movimento termina fletindo os joelhos.

Squat Jumps

Começa-se por colocar os pés à largura dos ombros e faz-se um agachamento normal, mas subindo de forma rápida com um salto explosivo.

Flexões explosivas     

Inicia-se o exercício na posição básica de flexão de braços seguida de uma flexão normal, na qual o movimento da subida é explosivo, de forma a conseguir elevar o corpo do chão.