Desportos a praticar este ano

Se procura ter novos hábitos saudáveis e novas rotinas este ano, é muito importante que conheça quais são as opções certas para os seus objetivos, tanto ao nível da alimentação como da prática de exercício físico.

Desta forma, fizemos uma listagem dos melhores desportos e modalidades que deve praticar este ano para conseguir manter uma vida mais ativa e saudável. Conheça, ainda, o valor energético gasto em cada modalidade.

Running

Uma das modalidades que tem ganho cada vez mais adeptos são as corridas, seja em grupo ou individualmente, em maratonas ou percursos mais curtos. São verdadeiros desafios que exigem uma prática regular para garantir que o corpo está apto para qualquer distância, tempo e até mesmo dificuldades de percurso. Se não tem por hábito correr, comece pelas caminhadas e vá percebendo se está preparado para acelerar o ritmo. Acima de tudo, faça-o por gosto e verá que a satisfação é ainda maior.

A corrida é uma modalidade que tem um gasto energético de cerca de 500-800 calorias por hora.

Hiking

São as caminhadas de maior distância, podendo até demorar mais do que um dia de percurso. Diferem das caminhadas de estrada (que são as mais recorrentes) pelo facto de serem praticadas no meio da natureza. Além de fortalecerem os músculos e as articulações, é uma excelente modalidade para tonificar o corpo e respirar apenas ar puro, ao mesmo tempo que desfruta da paisagem.

O valor energético é um pouco variável consoante a exigência do desafio, mas, em regra geral, são perdidas cerca de 400-600 calorias por hora.

Ciclismo

O ciclismo de estrada é das modalidades mais gratificantes e satisfatórias para quem pratica, ainda que exija um esforço físico elevado, assim como uma maior resistência. O mesmo acontece com a modalidade de BTT. Acompanhe a agenda da U-FIT para conhecer todos os eventos de ciclismo e de BTT que poderá realizar este ano.

O gasto energético é de cerca de 400-600 calorias por hora.

Natação

É impossível não incluir as atividades náuticas numa lista que agrupa as melhores modalidades que todos devem praticar. Desde a natação à hidroginástica, são atividades que trazem muitos benefícios ao corpo e à saúde, sendo que podem (e devem) ser praticadas a qualquer idade. Além de proteger as articulações – uma vez que o fator da água permite diminuir o impacto que é exigido às articulações – é uma excelente forma de treinar a força e tonificar o corpo todo. Pode conhecer todos os benefícios da natação aqui.

Uma hora de treino tem um gasto energético de cerca de 500-700 calorias.

Saltar à corda

É uma atividade muito eficaz em treinos de cardio. Garante um excelente treino cardiovascular, ideal para melhorar a coordenação e garantir um treino intenso de core.

O gasto energético é de cerca de 400-500 calorias por hora.

Bicicleta elíptica

São as bicicletas estáveis, geralmente disponíveis em ginásios. Aliadas a um treino de força e resistência, permitem tonificar eficazmente o grupo dos músculos inferiores.

O gasto energético por hora é de 400-600 calorias.

Escalada

É uma atividade altamente desafiante e exigente que permite aumentar a flexibilidade, fortalecer o corpo e aumentar a força e a resistência.

Tem um gasto energético de 500-700 calorias por hora.