Sacos de areia: o melhor acessório para um treino eficaz

Existem em diversos tamanhos e com pesos muito diferentes, variando consoante os objetivos e capacidades de cada pessoa, e são dos melhores acessórios para um treino eficaz, seja para perder massa gorda ou tonificar os músculos. Atualmente, vários atletas recorrem aos sacos de areia como um novo e eficaz método de treino, mas também vemos muitos adeptos nos ginásios a utilizarem estes equipamentos. Por uma simples razão: são bastante mais versáteis que os restantes pesos, tendo, ainda, a capacidade de permitir executar movimentos que englobam vários grupos musculares em simultâneo.

O desafio deste treino passa por realizar exercícios com a carga extra da areia, que é instável, o que obriga o corpo a estabilizar-se e a contrair a oscilação do peso. Isto vai exigir um recrutamento muscular maior, levando a obter resultados mais eficazes e num menor espaço de tempo.

Benefícios de treinar com um saco de areia:

Exercitar todos os músculos ao mesmo tempo

Trata-se de um equipamento menos cooperativo, comparativamente aos restantes acessórios de peso, não podendo, ainda assim, serem vistos como substitutos das barras ou dos halteres. Cada equipamento exige movimentos diferentes e, portanto, resultados diferentes. Os sacos de areia são uma excelente forma de trabalhar o corpo inteiro em simultâneo, obrigando a uma maior força na zona abdominal para estabilizar e equilibrar o corpo.

Exige maior concentração

Uma vez que os sacos são mais instáveis e como o material de dentro se movimenta com bastante facilidade é necessária uma maior concentração para os manter equilibrados e seguros. Isto obriga a que os músculos tenham de trabalhar mais para conseguir equilibrar o corpo, sendo crucial uma postura correta e uma execução perfeita para evitar o aparecimento de lesões graves.

Exercícios com o saco de areia:

Pode realizar vários exercícios diferentes e até variar a posição do saco para o mesmo exercício. Por exemplo, pode executar uma série de agachamentos segurando o saco com os braços (junto ao tronco) ou posicionar o saco nos ombros e tentar mantê-lo equilibrado.

Outra opção: Segurar o saco com os braços numa posição inicial em frente ao corpo. De seguida, elevar o saco ao mesmo tempo que gira o tronco, alternadamente para os dois lados, até à altura dos ombros.

Tente executar 3 séries de 10 repetições para cada exercício, alternado com outros idênticos, com o menor tempo de descanso possível entre cada exercício. Faça um descanso maior (1/2 minutos) entre cada circuito.