Treino Metabólico: emagrecer sem perder massa muscular

O treino metabólico é a tendência atual para emagrecer, sem perder massa muscular, e atingir resultados eficazes mais rapidamente. É uma forma de conjugar os benefícios de um treino de cardio com um treino de musculação.

Neste tipo de treino podem ser usados os mesmos materiais que num treino de musculação e conjugar com exercícios de cardio, o que diferencia de um treino normal é, apenas, um aspeto: o foco está em realizar os exercícios com o mínimo tempo de descanso até terminar todas as séries.

Normalmente são treinos de alta intensidade que exigem um ritmo cardíaco acelerado e curtos (ou nenhuns) momentos de descanso entre os exercícios.

Benefícios do treino metabólico

  • O sistema anaeróbio é um sistema que gera energia de uma forma rápida, promovendo a acumulação de lactato – produzido pelo organismo quando queima glicose, fornecendo energia sem presença de oxigénio –  quando a duração do exercício varia entre os 10 segundos e os 3 minutos. Quando este sistema atua por muito tempo permite queimar uma maior percentagem de massa gorda.
  • Promove um aumento do consumo de oxigénio no pós-exercício (EPOC), levando a um aumento do metabolismo. Desta forma o consumo de calorias é maior e pode durar até mais de 30h depois do treino.
  • O treino metabólico permite que o corpo, em resposta ao esforço físico, aumente a massa muscular e a força – semelhante aos efeitos de um treino de hipertrofia – com resultados mais rápidos, mas que não duram tanto tempo.

Otimizar um treino metabólico:

  • Treinos curtos e intensos: ideais para quem procura emagrecer, já que os treinos metabólicos exigem intervalos mais curtos de descanso e séries mais longas (até 20 repetições), levando a uma maior tensão muscular.
  • Treinos intensos que aumentem a frequência cardíaca e, consequentemente, queimando mais calorias.
  • Tempos de tensão muscular maiores: séries longas e com muitas repetições, exigindo que os músculos fiquem em tensão durante mais tempo.
  • Trabalhar grandes grupos de músculos – capazes de gerar força – dando prioridade aos movimentos que envolvem articulações, permitindo um maior envolvimento muscular e maior carga metabólica no corpo.
  • Começar pelos exercícios que exigem mais força e deixar para o fim os mais leves, aos quais o corpo já não necessita de tanto esforço físico.

Conheça os planos de treino disponíveis no canal de YouTube da U-FIT aqui.