8 razões para praticar Padel

Um dos desportos mais emergentes nestes últimos anos foi, sem dúvida, o Padel, uma modalidade que tem ganho cada vez mais adeptos em todo o mundo. Em Portugal ainda mais, dado que é o país onde se realiza um dos campeonatos mais importantes deste desporto, no qual já podemos destacar alguns nomes reconhecidos internacionalmente, como a atleta Ana Catarina Nogueira. Praticado por um número equilibrado de homens e mulheres, de todas as faixas etárias, são vários os fatores que tornam esta modalidade bastante atrativa e interessante.

Olhamos para o Padel de duas formas: se por um lado é de fácil aprendizagem e praticada por muitos apenas como um hobbie, por outro é muito desafiante ao nível competitivo, tornando-se tão exigente como qualquer outro desporto. Destaca-se, ainda, pela grande complexidade tática e estratégica que caracteriza o Padel.

Quer seja uma modalidade que nunca experimentou ou se já pratica regularmente, conheça o quanto beneficiará a sua saúde com a prática deste desporto.

Melhora a saúde do coração:

Dada a exigência de esforço físico enquanto se pratica, leva a um aumento da produção de oxigénio no sangue, aumentando o volume de sangue bombeado pelo coração. A prática regular desta modalidade leva a um aumento da resistência cardiovascular, prevenindo o risco de aparecimento de inúmeras patologias.

Tonificação dos músculos:

Ainda que, à primeira vista, se associe a um desporto mais voltado para a parte cardiovascular, é uma modalidade muito eficaz ao nível da tonificação do tecido muscular. São fortalecidos vários músculos em simultâneo. Dado o constante movimento de semiagachamento que é feito, há uma maior incidência nas coxas e glúteos, ao mesmo tempo que se contrai a parede abdominal e se exerce força nos braços.

Auxilia na perda de peso:

Assim como promove o aumento da massa muscular, promove, também, a perda de massa gorda no corpo. Alguns estudos comprovam que, em apenas uma hora, são queimadas cerca de 500 calorias.

Melhora a coordenação motora:

A prática desta modalidade exige que sejam feitos vários movimentos diferentes em simultâneo, desde a posição de semiagachamento à ação dos braços. A movimentação constante do atleta e, ainda, a sua perceção do jogo exige um grande trabalho de coordenação motora.

Diminuição de stress:

Como em qualquer desporto, o exercício físico promove inúmeros benefícios para a nossa saúde mental, nomeadamente o alívio de stress acumulado e a melhoria ao nível da sensação de bem-estar.

Previne lesões:

É necessário um aquecimento que antecede a pratica desta modalidade, assim como é fundamental alongar no final. Uma vez que exige um constante movimento de rotação dos ombros ou de agachamento das pernas, acaba por fortalecer ainda mais as articulações, prevenindo futuras lesões.

Estimula a atenção e reação:

É um desporto que exige bastante atenção do atleta desde o início até ao fim. Dos sprints curtos aos movimentos de alta intensidade, a imprevisibilidade do ressalto da bola na rede ou no vidro, a eficácia de entender para que distância o adversário irá projetar a bola, são todos fatores que exigem grande concentração e capacidade de reação.

Pode ser praticada todo o ano:

Uma vez que a modalidade pode ser praticada tanto em courts ao ar livre como em campos indoor, permite que as características meteorológicas não comprometam a sua prática.

De acordo com os dados da Federação Portuguesa de Padel existem cerca de 400 campos em Portugal. Descubra o mais próximo de si e experimente esta desafiante modalidade.