Plano de treino para membros inferiores

Este é um tipo de plano de treino ideal para trabalhar a parte dos músculos inferiores, conseguir umas pernas tonificadas e reduzir a celulite, o pior inimigo de todas as mulheres. A celulite é caracterizada por uma infeção no tecido subcutâneo, resultante de fatores como a acumulação de gordura, retenção de água e toxinas nas células.

Algumas  formas eficazes de diminuir a celulite passam pela prática regular de exercício físico, uma alimentação saudável (desprovida de açúcares, sal e gorduras saturadas em excesso) e, acima de tudo, a ingestão de água ao longo do dia. Além disso, treinar diariamente ajuda a maximizar os resultados, aumentando o metabolismo e melhorando a circulação sanguínea.

O treino mais eficaz será sempre aquele que promove a perda de massa gorda e a tonificação muscular, destacando os exercícios com maior incidência cardiovascular: corrida, bicicleta ou saltar à corda.

Para acabar de vez com a celulite e ter umas pernas tonificadas, a personal trainer do Fitness Hut, Vera VilaCastin, tem o plano de treino ideal para si.

Fitness Hut Fotografia: © Liete Couto Quintal

Sumo Squat

Com os pés mais afastados que a largura da anca, as costas direitas e o abdominal contraído, desça a anca, fletindo os joelhos até cerca de 90º sem passar o limite da ponta do pé. Na subida, faça força nos calcanhares contra o chão e volte à posição inicial.

Step Up

Com os pés afastados à largura da bacia, as costas direitas e o abdominal contraído, coloque um pé sobre um banco ou algo mais elevado e eleve o corpo todo até ficar na posição direita no topo do banco, recorrendo (ou não) ao apoio do pé que subiu. Volte a descer até colocar novamente o pé no chão.

Walking Lunge

Com os pés afastados à largura da bacia, as costas direitas e o abdominal contraído, avance um pé, mantendo o alinhamento inicial, e desça o corpo até os joelhos atingirem os 90º. Mantenha o esforço na perna de trás e, na subida, transfira-o para a perna da frente, de modo a deslocar e avançar novamente o corpo.

Bulgarian Split Squat

Coloque os pés afastados à largura da bacia, as costas direitas e o abdominal contraído. Avance um pé, mantendo o alinhamento inicial, e coloque o pé de trás apoiado num banco ou algo elevado. Desça o corpo até o joelho da frente atingir os 90º. Mantenha o esforço na perna da frente e, na subida, concentre-o no glúteo da perna de apoio.

Hip Thrust

Posicione os pés ligeiramente mais afastados do que a largura da bacia, as costas direitas e o abdominal contraído. Coloque a região superior das costas apoiadas num banco e eleve a anca até ao alinhamento da coluna, contraindo ao máximo os glúteos. Controle a descida do corpo até à posição inicial.