Dançar pela saúde

Artigo escrito com a colaboração de Daniela Veiga.

Neste que é o Dia Mundial da Dança evidenciamos os benefícios que pode promover à nossa saúde, física e mental.

Não é novidade para ninguém que a prática de atividade física é muito benéfica para a saúde. A dança, por sua vez, é uma forma de exercitar, não só o corpo, mas também a componente psicológica. É um atividade que melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade, trabalhando praticamente todos os membros do corpo.

Dançar é uma excelente forma de se manter ativo, além de ser uma prática adequada para todas as idades, promovendo inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios da dança para a saúde

  • Melhoria da saúde do coração: tal como qualquer exercício que envolva trabalho cardiovascular, a dança pode ajudar a diminuir a pressão arterial e o nível de colesterol no sangue, quando praticada com alguma regularidade
  • Aumento da flexibilidade: além da melhoria da postura e da diminuição das dores de costas, melhora também a flexibilidade. Dependendo do tipo de dança que praticar, irá fortalecer diferentes tipos de músculos e beneficiar as articulações.
  • Manter um peso estável: dançar pelo menos 30 minutos, permite um gasto de entre 200 a 400 calorias, visto que o corpo está em constante movimento.
  • Divertir enquanto que se exercita o corpo: além de permitir manter uma rotina saudável é uma das maneiras mais divertidas de manter o corpo em forma e ativo.
  • Benefícios para a saúde mental: dançar traz também vários benefícios para o nosso foro psicológico, o que é muito importante. Ao aprender novas coreografias de dança, melhora a coordenação motora e estimula as capacidades de memória e de atenção.

O zumba é uma ótima opção para quem considera aborrecida a prática de atividade física, pois integra música e coreografias com ritmos latinos e internacionais. É uma modalidade que já conquistou várias pessoas, por ser uma maneira de queimar calorias de uma forma divertida e motivacional. Uma hora de aula mistura dança com ginástica, alternando com movimentos aeróbicos e localizados, aumentando o metabolismo e o gasto calórico.

A hidroginástica pode, também, ser uma boa escolha para quem não está habituado a praticar muito exercício. A hidroginástica contribui para uma diminuição do nível de stress, redução do índice de gordura corporal, fortalece os músculos e melhora a respiração.

Descubra mais sobre os benefícios da hidroginástica aqui.