Pedalar para o bem da saúde do nosso coração

A prática regular de atividade física é fundamental para manter uma vida mais ativa e saudável, além de contribuir para prevenir inúmeras doenças ou patologias, como a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, entre muitas outras. De todos os desportos e modalidades que existem, destaca-se o ciclismo/BTT, pelo que é importante conhecer os vários benefícios que esta prática pode garantir à nossa saúde.

Andar de bicicleta, seja num âmbito de competição ou apenas como passeio, é dos desportos com mais benefícios para a saúde, daí ser uma modalidade muito aconselhada a praticar regularmente por toda a gente. Conheça o que acontece ao seu corpo quando pedala, mas antes disso é importante ter consciência que, tal como em qualquer atividade que exija esforço cardíaco, requer alguns cuidados.

Exames médicos de rotina

Uma avaliação médica regular permite avaliar o seu estado de saúde e perceber se o seu coração está apto para essa exigência física. Lembre-se que o corpo leva algum tempo a preparar-se, por isso é crucial não levar ao extremo. Deve começar a um ritmo calmo e que seja o ideal para a sua resistência física e tentar aos poucos aumentar a distância, o tempo e até a dificuldade do percurso.

Benefícios de pedalar:

Saúde do coração 

Pedalar permite reduzir o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%. Além disso é uma atividade que previne o aparecimento de inúmeras doenças cardiovasculares, como pressão alta e derrames, através de uma prática regular, consciente e saudável. Um dos maiores benefícios é o facto de estimular e melhorar a saúde do coração, dos pulmões, da circulação sanguínea e respiratória, diminuindo assim o risco de aparecimento de várias patologias. O coração é um músculo – o principal e mais importante – e precisa de ser fortalecido. Andar de bicicleta permite baixar a pulsação em repouso, assim como os níveis de gordura no sangue.

Opte pelos locais fora da estrada e no meio da natureza para se afastar da poluição e permitir que o seu corpo respire ar puro e saudável.

 

Descubra na agenda da U-FIT todos os eventos desportivos de ciclismo que poderá realizar.

Controlo do peso

É uma atividade muito aconselhada para quem procura queimar gordura corporal e emagrecer, uma vez que contribui para o aumento da taxa metabólica, levando os músculos a contrair. Aliada a uma alimentação equilibrada e saudável, esta atividade física pode contribuir para obter resultados mais rapidamente.

Alguns estudos comprovam que andar de bicicleta todos os dias permite queimar cerca de 2000 calorias numa semana. O tempo recomendado é de 1h, para que possa perder em média cerca de 300 calorias por dia. Se fizermos as contas ao final do ano, é esperado que se tenha perdido cerca de 5kg de gordura, só a pedalar. Claro que é fundamental aliar com uma rotina alimentar equilibrada e saudável.

Recuperação de lesões ósseas

A atividade de pedalar permite uma rápida e eficaz recuperação de lesões ósseas, como atrites, melhora a força, o equilíbrio e a coordenação motora, contribuindo para o bom funcionamento das articulações, prevenindo futuras lesões graves. Sendo vista como uma atividade de baixo impacto, é ideal para diminuir o risco de osteoartrite, desde que não seja exigido um esforço demasiado intenso, evitando exageros.

Prevenção de doenças

Uma das doenças mais comuns da saúde pública, e que tende a aumentar o número de casos cada vez mais, é a Diabetes tipo 2. A par de uma possível má alimentação está a falta de exercício físico, apontadas como as principais causas para o aparecimento e desenvolvimento desta doença. É muito importante impor hábitos de vida saudáveis. Andar de bicicleta pode ser um fator crucial para prevenir determinadas patologias. Alguns estudos indicam que pedalar, no mínimo, cerca de 30 minutos por dia é suficiente para diminuir até 40% o risco de desenvolver Diabetes tipo 2.

Corpo são mente sã

Andar de bicicleta traz muitas mais vantagens para a nossa saúde mental, que é, também, crucial para mantermos uma vida saudável. Atua de forma eficaz na diminuição de alguns problemas do foro psicológico, como depressão, ansiedade ou stress, uma vez que favorece os níveis de endorfina – responsável pela sensação de bem-estar.

Opte por pedalar longe dos centros urbanos e em locais que possa beneficiar de um ar puro, contribuindo para o seu estado de bem-estar físico e psicológico, uma vida mais saudável e ativa.