NOLA KITCHEN: uma forma de estar, desfrutar e saborear

Fotografias: © Nuno Sampaio

O NOLA KITCHEN abriu a 13 de setembro, depois de algum tempo a ser pensado ao mínimo detalhe. Maria Torres e o namorado, Alexandre, sempre tiveram a ideia de um dia abrir um negócio próprio. Mal sabiam eles que viria a ser o NOLA, que em tão pouco tempo já conquistou muitos palatos na cidade do Porto. Depois de viajarem por diversos países diferentes e com todas as ofertas de sabores que iam descobrindo pelo caminho, pensaram que estaria na altura de criar algo que mostrasse o melhor do mundo da alimentação saudável e, consequentemente, de uma vida melhor. A eles juntou-se Beatriz Vergueiro, amiga de longa data, que aceitou dedicar-se à cogestão do NOLA.

Energy Balls: Nozes, arandos e proteína de ervilha; Cacau, caju e proteína de cânhamo

Fomos conhecer o NOLA KITCHEN, o restaurante e coffe shop saudável situado na baixa do Porto, e descobrimos uma panóplia de opções singulares e equilibradamente saudáveis. Aqui as pessoas unem-se em torno de um valor comum: a consciência acerca de uma alimentação mais saudável e que promove o nosso bem-estar, a nossa saúde e felicidade.

Assim, o NOLA propõe-se a uma missão: mostrar o quanto a comida saudável pode, também, ser gulosa e saborosa, conseguindo com isso mudar de hábitos alimentares para escolhas mais conscientes e benéficas para a saúde.

Golden Latte

O que é ser NOLA?

É procurar escapar aos alimentos que ameaçam a nossa vida. São eles os açúcares e as farinhas refinadas, os ingredientes processados e os conservantes que neles existem. Nenhum deles entra no menu do NOLA.

O nome NOLA vem do conceito de no labels, traduzido pela procura de privilegiar uma alimentação sem aditivos ou conservantes nos alimentos. “Quando um rótulo tem mais de cinco ingredientes quer dizer que já é um alimento processado e nós não usamos esse tipo de alimentos no NOLA”, refere Maria Torres, diretora criativa do NOLA KITCHEN.

Vamos espreitar a cozinha do NOLA?

Aqui não faltam legumes, frutas frescas e ovos biológicos, que compõem a maioria dos pratos. Uma cozinha de verdade, onde a qualidade e a origem de cada ingrediente é importante e vem sempre em primeiro lugar. O conceito passa por acreditar na força e poder de uma alimentação autêntica, rica em vegetais e proteína animal da melhor qualidade.

Com um regime alimentar que é 80% de comida vegetariana, há também espaço para opções com carnes brancas, provenientes de fontes éticas, e salmão selvagem. “Infelizmente em Portugal há muito aquele hábito de rotular e excluir, porque certa pessoa é vegetariana ou porque não come carne”, comenta Maria Torres.

Há um detalhe singular no NOLA: água filtrada

Ao viajarem pelo mundo, repararam num hábito interessante: o facto de existir a opção de ter água gratuita nos locais de restauração. Conceito esse que Maria quis implementar no NOLA. “Eu não gosto de ir a um sítio e ter de pagar pela água, porque muitas vezes só quero apenas um copo, dado que nem sempre bebo às refeições. O que fizemos foi instalar filtros na corrente, fazendo com que a água saia filtrada. Elimina tudo o que é cloro e resíduos que possam existir na água da companhia”, garante Maria.

A qualquer altura do dia, há sempre opções essenciais para reconfortar o estômago (e a mente). A altura de jantar pede uma carta um pouco mais sofisticada, mas um brunch vem sempre a calhar. Existem já alguns pratos favoritos: a salada Hail Mary Bowl, composta por queijo halloumi grelhado, com puré de batata doce e beterraba, tomate assado, abacate e um ovo escalfado ou as smoothie bowls, feitas por um batido de frutas e legumes.

A decoração, minimalista e reconfortante, através do microcimento, foi pensada por Maria, assim como o design do espaço, com a ajuda do arquiteto e da decoradora que deram vida à ideia inicial.

O NOLA está aberto das 9h às 23h, exceto à quarta-feira (dia de descanso) e ao domingo que encerra às 20h.