Abacate: as proezas deste alimento e o porquê de estar na moda

Das mais variadas receitas aos benefícios para a nossa saúde, o abacate tornou-se num dos alimentos mais requisitados dos últimos tempos, pela sua textura versátil e vantagens nutricionais, contribuindo para prevenir as doenças cardiovasculares, controlar o colesterol e minimizar o risco cardíaco.

Dada a sua composição nutricional, acaba por ser um ótimo alimento para adicionar em variadas dietas, tanto para perda como ganho de peso, sendo ainda um bom aliado numa rotina desportiva.

O abacate destaca uma série de micronutrientes valiosos, como o potássio e o magnésio, que atuam na defesa do coração e ainda nas defesas anti-inflamatórias. Além disso é um alimento rico em vitaminas E e A e antioxidantes, com propriedades capazes de combater os radicais livres (principais vilões do envelhecimento) que causam danos à pele.

Vantagens nutricionais:

  • Baixo teor glicémico
  • Repositor de energia
  • prevenção de doenças cardiovasculares
  • propriedades antioxidantes
  • alto teor em fibra

Sendo um alimento que oxida rapidamente, o restante que não for consumido de imediato deve ser bem acondicionado. Uma boa forma de o preservar é manter a semente e a polpa viradas para baixo e colocadas num prato, no frigorífico.

next post