Beterraba, o superalimento que não pode faltar na sua dieta

A beterraba é um tubérculo muito apreciado na cozinha portuguesa, mas o seu sabor característico não é apreciado da mesma forma por todas as pessoas. Os seus vastos benefícios nutricionais elevaram a beterraba ao patamar de superalimento, o conjunto de alimentos com uma elevada concentração de nutrientes.

A tonalidade arroxeada deve-se à dominância de pigmentos naturais denominados por betalaínas, que previnem o risco de aparecimento de cancro, e estão presentes em relativamente poucos elementos. A beterraba é constituída em grande parte por água, cerca de 87%, hidratos de carbono (8%) e fibras (2%). Por cada 100g deste alimento cozinhado obtém-se um total de 44 kcal, 2g de proteína, 10g de hidratos de carbono e 2g de fibras.

Se a beterraba não fazia parte da sua rotina alimentar, é uma boa altura para começar a incluir este tubérculo na sua alimentação de forma a garantir uma vida saudável. Dos vários benefícios destacam-se:

  • A diminuição da pressão arterial, auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares, aumento da formação de óxido nítrico e ainda o controlo do colesterol.
  • Ajuda na prática de exercício físico, especialmente para pessoas com problemas respiratórios ou metabólicos que sentem dificuldade, devido à falta de oxigenação, em realizar alguns exercícios.
  • Melhora o rendimento do treino ao relaxar os vasos sanguíneos e permitir que mais nutrientes cheguem aos músculos.
  • Facilidade na digestão devido à concentração de fibras com capacidade de regular o trânsito intestinal.
  • Prevenção de tumores, pela concentração de vitamina C e outros antioxidantes.