Conheça o Float Fit, uma nova modalidade que lhe permite perder até 400 calorias.

Há uma nova modalidade de fitness que permite queimar calorias enquanto se exercita a força e acelera o metabolismo. Float Fit, ou também designado por Acqua Float ou ainda Aquaphysical, é uma modalidade que liga o fitness à piscina e permite perder até 400 calorias enquanto se trabalha praticamente todos os músculos do corpo. O objetivo é exercitar em cima de uma base flutuante, que tecnicamente se chama de “aquabase”, numa piscina e realizar uma série de exercícios com intervalos de tempo bastante curtos.

A tendência já começou a ser habitual em alguns ginásios e funciona através de aulas de grupo de 30 minutos, seguindo a dinâmica dos treinos em curtos períodos de tempo, que se tornam mais intensos, mas igualmente eficazes. Para quem já experimentou alguma modalidade aquática que necessite de muito equilíbrio, como o surf, certamente sabe que é preciso um esforço maior, uma vez que qualquer flexão é feita em cima de uma superfície instável.

Os exercícios acabam por ser os mesmos que já são feitos em ginásio, a única diferença é serem realizados em cima de uma prancha flutuante e não no solo. A intensidade aumenta quando os participantes têm de manter o equilíbrio enquanto fazem uma série de abdominais, flexões ou agachamentos. A ideia desta modalidade parte de Leila Francis Coleman, que a certa altura deixa o seu trabalho banal num escritório para lançar a moda do Float Fit, inspirada nas horas em que passava a tentar equilibrar-se num barco quando era mais nova.

A modalidade tem ganho vários adeptos desde o ano passado e são cada vez mais os desafiadores que querem ter uma experiência invulgar e divertida. Serão várias as quedas para a água, mas o esforço é recompensado e não há limites de idades para experimentar. Desafie-se e quem sabe não ficará adepto!