Conheça os benefícios da prática desportiva

Diversas razões levam a praticar desporto, seja pela modalidade, para emagrecer, ganhar massa muscular, descomprimir ou apenas para ficar em boa forma. O desporto assume um papel importante na aquisição de hábitos de vida saudável e contribui com vários benefícios para a saúde. Entre eles destacam-se: a diminuição do risco de diabetes, o fortalecimento do coração e vasos sanguíneos (o que previne a hipertensão arterial e possíveis enfartes), manutenção dos ossos e das articulações (prevenindo a osteoporose e artroses) e a melhoria na ventilação pulmonar.

Modalidades como o ioga, pilates, natação, dança ou tai chi chuan têm ainda a capacidade de reduzir os níveis de stress, depressão ou baixa autoestima, ajudando no controlo de algum cansaço ou esgotamento. A prática desportiva aumenta a produção de determinadas hormonas no corpo, tecnicamente chamadas de endorfinas, que provocam uma sensação de bem-estar e satisfação. O desporto permite uma abstração de problemas, aborrecimentos e dificuldades permitindo que o tempo de treino seja mais tranquilo.

Para a perda de peso, é fundamental completar com uma boa alimentação. É errado pensar que o desporto, por mais intenso que seja, é suficiente para compensar uma boa dieta. Da mesma forma, só a alimentação não chega. É importante adotar uma rotina alimentar adaptada a cada pessoa, e procurar praticar desporto com alguma regularidade para reforçar o corpo e preservar os músculos.