Importância da nutrição na atividade desportiva

Já aqui referimos algumas vezes que treinar não chega, pelo que uma boa rotina com cuidados alimentares é crucial para um crescimento muscular eficaz. O corpo precisa de uma ingestão de energia e nutrientes suficientes para conseguir superar o esforço físico quando treinamos e promover uma adequada recuperação após o exercício.

Antes do treino, é importante maximizar os níveis de glicogénico muscular para manter os níveis de glicemia estáveis e manter o estado de hidratação. Daí a importância de não treinar em jejum para que o nosso corpo não sinta fadiga. Durante o treino é fundamental a constante hidratação. Já no final do treino, o nosso corpo entra numa fase de regeneração acelerada para repor os níveis de glicogénio, promover o anabolismo e recuperar o tecido muscular.

É importante que cada atleta adote um plano alimentar adequado ao seu treino e aos objetivos que pretende atingir, seja a perda ou ganho de peso. Para quem pratica exercício físico, com pouca ou grande regularidade, precisa de uma alimentação equilibrada e variada que forneça a energia necessária, através do consumo de vitaminas e minerais.

A nutrição deve ser complementar ao exercício físico para evitar o aparecimento de lesões e doenças, e garantir uma saúde ótima.