Leguminosas que dão vida

As ervilhas fornecem um grande nível de energia e juventude devido ao seu alto teor em fibra, hidratos de carbono e proteínas, para além das qualidades culinárias. São rejuvenescedoras, porque tal como todas as sementes, têm ácidos nucleicos que atuam na reparação das células. Sem esses ácidos, os tecidos não têm capacidade suficiente de regeneração. Os benefícios são vários, especialmente para desportistas, pela sua composição em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Com uma quantidade significativa de moléculas, estas leguminosas oferecem vitamina A e as do grupo B (B1, B2 E B3), fundamentais na libertação da energia proveniente dos alimentos, e ainda minerais como o cálcio, magnésio e fósforo. A vitamina B1, tiamina, é responsável por alimentar o sistema nervoso central e periférico. Já a B2, riboflavina, é capaz de fortalecer a pele, cabelo e mucosas graças à energia celular que fornece e à sua capacidade oxigenadora.

Ricas em ácido fólico, protegem o coração e fornecem a energia necessária para formar novas células e renovar o sangue. O seu baixo índice glicémico faz com que a proteína das ervilhas seja muito apreciada por desportistas, a opção ideal para incluir nas dietas de controlo de peso, ajudando a evitar a degradação da massa muscular.