Praia: O que levar na lancheira das crianças?

Se tem filhos pequenos e vai com eles à praia, ao parque ou a dar um passeio, é muito importante ter em atenção os bens alimentares que leva na lancheira. Nos dias de calor que se avizinham, a água é fundamental para manter as crianças hidratadas durante todo o dia, mas muitos outros alimentos são úteis e agradáveis para uma boa alimentação fora de casa. Uma lancheira térmica, que se mantenha fresca, é o primeiro passo para garantir que os alimentos não se estragam com o calor.

Fizemos uma seleção das melhores escolhas de alimentos para que nada lhe falte na hora de preparar a lancheira e quais os cuidados a ter em atenção.

Água: é fundamental e obrigatório manter as crianças hidratadas ao longo do dia, especialmente nos dias de mais calor. Quanto mais calor, mais água devem ir bebendo. Evitar sempre os refrigerantes ou sumos adocicados, pois provocam mais sede e desidratação. Experimente colocar umas rodelas de limão (ou laranja) e folhas de hortelã, para uma limonada caseira.

Fruta: nunca esquecer que a fruta é um bem essencial à boa alimentação das crianças e uma ótima opção na hora do lanche. Levar fruta já lavada e pronta a comer, ou então já laminada antes de sair de casa para ser mais prático. Frutas como melancia, melão, uvas, ameixas e maçã são opções frescas e muito práticas.

Legumes: para a hora de almoço, uma sandes ou salada feitas em casa são sempre uma ótima opção. Pode levar alface, pepino, cenoura ou tomate que são legumes que se mantêm frescos, com bons níveis de água e são fontes de fibra e energia. Conservar a lancheira à sombra no caso de levar sandes com fiambre ou carne fresca para não estragar os alimentos.

Frutos secos: nem todos gostam, mas se por acaso gostar, os frutos secos são sempre ótimos snacks, fortes em vitaminas e também muito saciantes.

Bolachas: bolachas saudáveis, como as de água e sal ou bolacha Maria são ótimas escolhas. Evitar as bolachas com chocolate ou muito doces.

Guardanapos, lenços de papel ou toalhitas: é sempre preciso!

Fora da lancheira, é fundamental não esquecer ainda:

Protetor solar e hidratante: o protetor solar deve ser colocado todos os dias no rosto e corpo das crianças e de preferência antes de sair de casa, no entanto é importante levar na bolsa para os manter protegidos da radiação solar. Evitar a exposição solar nas horas de mais calor. O protetor deve ter fator 50+, proteção UVA e UVB e, se possível, ser resistente à água.

Chapéu: é fundamental proteger a cabeça das crianças da radiação solar, durante todo o dia.

Guarda-sol ou tenda: manter as crianças na sombra durante as horas de mais calor.