Os Benefícios do Magnésio

Sabia que o magnésio é um mineral indispensável à prática de exercício físico e os benefícios são fundamentais à nossa vitalidade?

Fundamentais para manter o equilíbrio do organismo e dos vários minerais que existem no nosso corpo, o magnésio é considerado um dos mais importantes paralelamente ao ferro e ao cálcio. Uma vez que o corpo humano não é capaz de produzir sais minerais, é fundamental a sua ingestão através dos alimentos e, no caso do magnésio, por ser um macronutriente, a quantidade necessária é relativamente elevada.

É um mineral essencial para o funcionamento normal dos músculos e nervos (previne o aparecimento de cãibras), controlo da pressão cardíaca, formação regular dos tecidos e desenvolvimento dos ossos. Tem ainda a função de permitir auxiliar a tensão arterial, o sistema imunitário, os níveis de glucose e além disso colaborar para a atividade normal das enzimas. Estudos apontam que o consumo deste nutriente em quantidades consideradas favoráveis pode reduzir o risco do aparecimento e desenvolvimento de diabetes. O facto de haver em abundância em várias fontes alimentares permite que nem todas as pessoas sintam carência deste mineral, no entanto é importante conhecer os possíveis sintomas de falta de magnésio no organismo: perda de apetite, náuseas, fraqueza, sonolência e espasmos musculares. A quantidade necessária de magnésio no corpo varia consoante a idade de cada pessoa e os hábitos de cada um, uma vez que a prática de exercício físico pressupõe um consumo mais elevado deste nutriente.

Uma alimentação saudável e variada que fornece todos os nutrientes necessários ao nosso corpo é crucial e são vários os alimentos ricos em magnésio:

  • sementes de abóbora e de girassol
  • nozes
  • amêndoa
  • cereais integrais
  • queijo/leite
  • iogurte natural
  • damasco
  • tofu
  • grãos de soja
  • arroz integral
  • abacate
  • espinafres
  • beterraba
  • banana
  • figo seco
  • alcachofra
  • couve