Plogging, a atividade desportiva do momento

Plogging é uma atividade desportiva que faz bem não só à saúde, mas também ao meio ambiente. Teve origem na Suécia e o seu nome deriva da combinação das palavras jogging (corrida) e plocka upp (apanhar). O objetivo desta modalidade é incentivar as pessoas à prática de exercício físico e ajudar na recolha de lixo durante a corrida, de forma a tornar as cidades mais limpas. Considerada uma iniciativa inovadora e excelente, o plogging nasceu para que as pessoas tenham uma maior consciencialização quanto à poluição das ruas e que chega aos rios e oceanos, um prolema ambiental que tem vindo a crescer cada vez mais.

Esta atividade torna-se bastante divertida e permite ainda que os desportistas realizem outros movimentos de musculação como a flexão de pernas, ao recolher o lixo que foi atirado para o chão. É uma ideia sustentável de reaproveitamento do lixo apanhado durante a prática desportiva com o fim de ser posteriormente entregue nos postos de reciclagem mais próximos. Esta iniciativa parte de uma parceria de uma organização sem fins lucrativos, a Keep America Beautiful, com a Lifesum, uma app que ajuda a exercitar e manter a boa forma.

A moda espalhou-se por toda a Europa e são já vários os adeptos desta atividade, que inclusive gostam de partilhar nas redes sociais as suas conquistas ao longo do percurso mencionando a hashtag #plogging. O convite estende-se a todas as pessoas que queiram experimentar uma nova prática desportiva que traz inúmeros benefícios à saúde e à comunidade.