M, musculação. Os benefícios da musculação para além da estética

Há uma tendência para limitar a musculação à estética, uma visão muito restrita da realidade. São vários os benefícios que a prática de exercício físico proporciona ao nosso corpo, que ultrapassam o crescimento muscular e a perda de peso. A saúde cardiovascular é muito importante para garantir vitalidade ao organismo.

O coração é também um músculo e precisa de ser trabalhado. Durante um treino, ou prática de algum exercício físico, o coração é obrigado a trabalhar com maior eficiência. O sangue flui com mais facilidade tornando os vasos e as artérias mais flexíveis e saudáveis. O aumento considerável do fluxo sanguíneo e diminuição da pressão arterial favorece o sistema cardiovascular e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares como enfartes, colesterol alto, derrames e hipertensão. A musculação atua igualmente na densidade óssea, diminuindo o risco de fraturas e problemas, como osteoporose.

Aliada a um estilo de vida saudável com bons hábitos alimentares e prática regular de exercício físico, a musculação ajuda a prevenir doenças como diabetes tipo 2 e, se for o caso, controla a diabetes (tipo 1 ou 2). O exercício físico liberta endorfina, hormona responsável pela sensação de bem-estar e diminuição de stress, que pode ser a resposta no combate a problemas de depressão.

Exercícios como caminhadas, corrida, andar de bicicleta, natação, aulas de body pump ou body combat, são alguns exercícios que elevam a frequência cardíaca e favorecem o sistema cardiovascular.