Meditar fazia-te bem…

A meditação, prática milenar desenvolvida, estudada e compreendida no Oriente como uma terapia espiritual com efeitos positivos no corpo e na mente, chegou já há vários anos ao Ocidente, continua a ganhar adeptos, mas uma mesma dúvida persiste:

Afinal o que é necessário para meditar?

Simples, uma musiquinha suave, num local calmo, fechar os olhos e esvaziar a mente!

Pois, aqui começa a aventura… a meditação não é assim tão simples, o estado meditativo exige muito mais do que esse pequeno ritual. A meditação exige esforço, comprometimento, prática frequente e tempo para começar a surtir efeitos.

É natural que num primeiro momento nada saia como previsto, os pensamentos vêm e vão, fica-se a ouvir a música, a tentar relaxar o corpo e a mente, a posição começa a tornar-se desconfortável, tudo o que queríamos era focar na mente vazia, mas ela trabalha como uma máquina descontrolada e não conseguimos desligar a tomada.

Não desanime, não há ninguém que tenha iniciado esse processo de uma forma diferente. A mente foi concebida para pensar e só está a exercer a sua função, não há uma posição específica para a meditação, pode ser feito na posição mais confortável para si desde que a coluna vertebral se mantenha reta e nem sequer é necessário ter música!

Acredite…

Sim, meditar é possível!

Sim, pode começar hoje mesmo!

Sim, a meditação é para todos!

Então vamos lá:

  • Escolha uma técnica de meditação (respiração, visualização, postura, etc.)
  • Escolha o seu objeto de meditação que vai fazer com que a mente foque a atenção e se desvie de todos os outros pensamentos;
  • Pratique a mesma técnica, pelo período de tempo necessário para que consiga começar a sentir o efeito;
  • Respeite o seu tempo!

Utilizando estas técnicas básicas pode realmente iniciar a sua prática hoje, insista e persista, insira esta prática na sua rotina diária e usufrua do momento, com foco no lugar onde pretende chegar, mas sem deixar de aproveitar a jornada até lá. Todos os dias, todas as práticas serão vitórias pessoais, que vão encorajar as próximas e permitir que tudo flua naturalmente.

Não esquecer: Foco, disciplina, técnica, prática frequente e deixar fluir… e boa meditação!