Modalidades que tem mesmo de conhecer!

Já aqui falamos de algumas, como o float fit ou o plogging, mas existem várias atividades que são pouco conhecidas, e que na prática se tornam bastante interessantes e atrativas. Aproveite a época de verão para conhecer novos lugares que lhe proporcionem experiências únicas e memoráveis.

Se ainda não teve oportunidade de conhecer as que falamos em cima, sugerimos que leia os artigos sobre o float fit e o plogging.

O Snorkeling é uma atividade de mergulho, mas em vez de ser praticada a alguns metros de profundidade é feita à superfície. Deste modo, só pode ser feita em águas rasas, o que permite apreciar diferentes corais e algumas espécies marítimas provenientes de zonas costeiras. Para esta atividade o mergulhador move-se à superfície usando apenas uma máscara de mergulho, um snorkel (um tubo para respirar) e barbatanas.

Coasteering, por sua vez, é uma mistura de várias atividades como rapel, bungee jumping, escalada e mergulho. Consiste numa modalidade radical de exploração de zonas costeiras, através de percursos orientados, que envolvem vários obstáculos radicais. Em Portugal são já vários os sítios onde é possível praticar coasteering, destacando-se a Serra da Arrábida como o ponto de maior interesse.

Já o trekking é semelhante a uma simples caminhada, a diferença está na duração. Neste caso, falamos de trilhos que são percorridos em grupo durante alguns dias, cerca de dois ou três, de mochila às costas, em que a dormida é feita em tendas.

Uma outra atividade de exploração é a espeleologia, que consiste na exploração de grutas e cavidades naturais. Em Portugal existem várias grutas incríveis para conhecer, como as Grutas de Mira de Aire (em Porto de Mós) ou as Grutas da Moeda (em Fátima).