Os alimentos mais refrescantes para dias de calor

O calor tende a estimular um sentimento de melancolia, falta de disposição e até uma perda de apetite. Existem vários alimentos que ajudam a refrescar e hidratar o organismo, para além de serem bastante saciáveis, saudáveis e nutritivos.

Fizemos uma seleção dos alimentos que devemos procurar ingerir nos dias de maior calor, uma vez que são opções muito refrescantes.

Água: A água é fundamental para manter o corpo e o organismo hidratados. Antes de qualquer alimento, a água é o maior bem essencial para os dias de calor. Uma ótima forma de hidratar e evitar ter sede passa por incluir algumas folhas de hortelã e ainda limão.

Melancia e melão: são das frutas mais frescas e com maior quantidade de água. Além de serem saborosas e nutritivas, conseguem ser muito refrescantes.

Abacaxi: considerada por muitos a fruta de eleição de verão, é bastante nutritiva e ajuda a hidratar o organismo, tendo uma elevada quantidade de água na sua composição.

Laranja: seja espremida, ao natural ou em saladas, é uma fruta rica em vitamina C e uma ótima fonte de energia.

Frutos vermelhos/silvestres congelados: morangos, mirtilos, framboesas ou amoras são ótimas opções para refrescar, principalmente se forem congelados. São saciantes, nutritivos, ricos em vitamina e antioxidantes. Apesar de já existirem para venda, é preferível comprar a fruta e congelar em casa.

Pepino: tem um reduzido teor em gorduras e elevadas quantidades de potássio, magnésio e vitaminas. É uma ótima opção para os dias de mais calor, podendo ser adicionado em saladas ou ser ingerido individualmente.

Tomate: é um dos melhores alimentos para ajudar na proteção solar, pela quantidade de antioxidantes que protegem a pele da radiação UV.