Os snacks saudáveis e saborosos da Fruut

Fruut é um snack 100% natural, com produção nacional e totalmente composto por fruta, sem qualquer adição de açúcares, sal, corantes ou conservantes. Crocantes e estaladiças, as fatias de fruta são muito finas e saborosas, além de fornecerem um elevado teor de fibra. O foco está em produzir snacks saudáveis, aliados a uma alimentação saudável e equilibrada, e promover um movimento de redução do desperdício alimentar.

Ao contrário do que pode parecer, a fruta é apenas desidratada e não frita, é isenta de glúten e não possui qualquer gordura saturada na sua composição. O processo passa por cortar a fruta em rodelas e de seguida colocá-las num forno de ar quente para poder retirar toda a água da sua composição e criar um sabor intenso a fruta. A Fruut denota algum cuidado com o desperdício de produtos alimentares, que atualmente atinge mais de 1 milhão de toneladas por ano, sendo que a desidratação acontece sempre com fruta que é rejeitada pelo mercado devido a algum defeito na casca ou por não atingir o tamanho que é exigido para venda. Ao todo a marca já aproveitou desde 2013 cerca de 3,8 milhões de quilogramas de fruta, que iria ser desperdiçada desnecessariamente, valores que equivalem a 25 milhões de peças de fruta.

Mas a Fruut não fica por aqui. A missão passa por reaproveitar tudo, mesmo o que não interessa, como caroços e cascas, para ser posteriormente utilizado para alimentação animal e fertilização dos solos. Assim permite aproveitar cerca de 115 toneladas e impedir qualquer desperdício. Na produção não é utilizado qualquer químico, sendo que apenas utilizam água para lavagem e transporte do produto. O processo de desidratação utiliza exclusivamente ar natural em vez de ar comprimido, e não emite qualquer tipo de gases de estufa. Os snacks da Fruut estão à venda em vários supermercados e é ainda possível encomendar no site oficial da marca.

Fotografia: D.R.