Triatlo – Porque um desporto só não é suficiente

Fotografia ©Setúbal Triathlon

O Triatlo é uma modalidade desportiva relativamente recente, com pouco mais de 40 anos de existência. Trata-se de um desporto combinado de resistência, no qual os atletas efetuam três modalidades distintas, que começa pelo segmento de natação, seguindo-se o ciclismo e, para terminar, a corrida. As transições entre os segmentos fazem-se sem paragens do tempo de prova.

A solicitação física dos três segmentos torna este desporto bastante equilibrado e completo, evitando a sensação de saturação que habitualmente acontece quando o atleta se dedica apenas a um desporto.

Esta modalidade dispõe de outras variantes, nomeadamente o Duatlo (corrida e ciclismo), o Aquatlo (natação e corrida) e o Triatlo segmentado (implica paragem do cronómetro depois de cada segmento e posterior soma de tempos).

Foi em 1974 que surgiu a primeira prova de Triatlo, disputada em Fiesta Island, S. Diego (Califórnia, EUA), em distâncias bem diferentes das atuais.

O desafio do Ironman surge mais tarde, em 1977, por ação de John Collins que, junto dos seus companheiros, lançou o repto de juntar numa única prova as três competições mais exigentes daquele arquipélago: a Waikiki Rough Water Swim, com 3.8km de natação; a volta à ilha em bicicleta, com 180km; e a maratona de Honolulu, com 42km. Esta prova torna-se realidade a 18 de fevereiro de 1978, sendo então disputada por 15 participantes e concluída por 12 dos atletas. Gordon Haller, veterano da marinha americana, entrou para a história do Triatlo como vencedor deste primeiro desafio ao concluir os 226km, tornando-se no primeiro “Homem de Ferro”.

O Havai é, ainda hoje, o palco mundial mais emblemático das competições de Triatlo onde, todos os anos, em outubro, os melhores triatletas de longa distância do mundo disputam a mais prestigiada prova da modalidade, através de um apuramento (slots) pelos vários Ironmans realizados nos cinco continentes.

No ano 2000, em Sidney (Austrália), esta disciplina fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos, tendo claramente aumentado a sua notoriedade. Neste momento, em todo o mundo, a modalidade tem visto crescer exponencialmente o número de adeptos, em eventos que contam com milhares de participantes, particularmente nas provas de longa distância, em competições organizadas pela Ironman, Challenge e K226, entre outras.

PROVA NATAÇÃO CICLISMO CORRIDA
Super Sprint 375m 10km 2,5km
Sprint 750m 20km 5km
Olímpico 1,5km 40km 10km
Duplo Olímpico 3km 80km 20km
Half Ironman 1,9km 90km 21km
Triplo Olímpico 4km 120km 30km
Ironman 3,8km 180km 42km
Ultraman 11,4km 540km 126km

Em Portugal, a primeira prova de Triatlo foi organizada pela Câmara Municipal de Peniche, tendo-se realizado no dia 15 de agosto de 1984, com a participação de 30 atletas, nas distâncias de 400 metros de natação, 17km de ciclismo e 8km de corrida. Um ano mais tarde, disputou-se o 1º Triatlo de Cascais, que contou com mais de uma centena de atletas maioritariamente provindos das disciplinas de ciclismo e atletismo, tendo este evento conferido o definitivo impulso para a expansão da modalidade entre nós.

Face ao crescimento do número de atletas e de eventos desportivos, em 1987 foi criada a APT – Associação Portuguesa de Triatlo, organizando um calendário nacional composto por nove provas. No ano seguinte, realizou-se o 1° Triatlo Longo em Portugal, contando com a participação de 22 atletas. Em 1989, foi fundada a FTP – Federação de Triatlo de Portugal, substituindo a APT na promoção do desenvolvimento da modalidade e assegurando a participação em competições nacionais e internacionais, nomeadamente nos Campeonatos Europeus sob a égide da ETU – European Triathlon Union.

Presentemente, é bem visível a popularidade do Triatlo, se considerarmos o número de atletas amadores que se dedicam a este desporto, bem como os admiráveis resultados alcançados pela elite portuguesa em competições internacionais, de onde se destacam Vanessa Fernandes, João Silva, João Pereira e Melani Santos. O número de triatletas federados tem vindo a aumentar de ano para ano, sendo que em 2018 a FPT anunciou ter atingido os 3.000 atletas federados.

 

Para assinalar as comemorações dos 40 anos da realização do primeiro triatlo de distância Ironman, um grupo de triatletas do Porto decidiu homenagear os 15 participantes da edição de 1978 através de um evento ao qual chamaram “Spirit of 78”. Cerca de 40 triatletas irão fazer um Ironman na zona do Porto, tentando recriar o triatlo do Havai da edição desse ano. Não se tratando de uma prova ou de um evento oficial, a ocasião pretende apenas proporcionar o convívio entre apaixonados da modalidade.

A página oficial da FPT está disponível em http://www.federacao-triatlo.pt sendo possível aqui encontrar o calendário nacional e eventualmente federar-se na modalidade, usufruindo assim de descontos no valor das inscrições nas provas, seguros e vantagens junto dos parceiros oficiais.

O norte do país conta com o apoio da Delegação Norte de Triatlo que abrange nove distritos (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu) e define o seu próprio calendário com provas abertas (para iniciantes) e campeonatos de curta e longa distância ajustados ao nível e experiência do atleta. Visite o site e descubra a próxima prova de triatlo perto de si.

https://www.triatlonorte.pt/

DICAS E CONSELHOS

Aqui ficam algumas dicas e conselhos para os iniciantes na modalidade, desmistificando a complexidade que muitos atletas sentem ao contactarem pela primeira vez com o triatlo:

Como primeira dica, sugiro que analise o calendário e escolha uma prova para se estrear nas competições da modalidade, sendo para isso necessário treinar, no mínimo, pelo período de um mês, caso já pratique actividade física com regularidade.

O ato de se inscrever é um desafio e o início de um compromisso consigo mesmo, que implica definir e perseguir um objectivo para o qual vai treinar.

Em breve, daremos mais conselhos. Mantenha-se atento!