Bruno Rodrigues: “A importância que um personal trainer tem para ajudar a conseguir os objetivos é inegável”

Bruno Rodrigues tem 37 anos e é natural de Braga. É, como se intitula, um “ex-obeso”, uma vez que já sofreu na pele as consequências de uma vida sedentária. Encontrou no mundo do fitness uma oportunidade de mudança, seja a nível físico como psicológico e, abandonando o seu curso de Engenharia e Gestão Industrial, entrou neste universo com um objetivo: adotar um estilo de vida mais saudável e ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo. Hoje, com mais de 15 anos de experiência em prescrição de exercício físico e gestão de ginásios, Bruno é personal trainer, coach motivacional, preparador físico de atletas recreativos e atletas de alta competição em bodybuilding. Podemos encontrá-lo no ginásio GYM BOX, em Braga, onde é sócio-proprietário.

Pode seguir o Bruno Rodrigues na sua página de Instagram: brunorodrigues_advancedtrainer

Como é que o desporto apareceu na sua vida? Alguma vez imaginou ser Personal Trainer?

O desporto surgiu na minha vida muito cedo, com a prática de futebol. No entanto, quando entrei na universidade deixei de praticar e começou a minha escalada no aumento de peso até atingir os 125 kg. Foi aí que me inscrevi num ginásio e comecei a minha mudança. A partir daí o gosto pelo fitness ficou dentro de mim e comecei a minha carreira neste desporto. Nunca me passou pela cabeça ser personal trainer, mas a vida levou-me para esse caminho e aqui estou eu.

O que é que lhe desperta mais interesse na sua área profissional?

O que mais me motiva é mesmo ver a alegria das pessoas quando atingem os objetivos pretendidos, sentir e saber que é possível mudar a vida de uma pessoa através do corpo.

O que é fundamental no seu método de treino/acompanhamento?

Dietas existem muitas (umas melhores, outras piores) e treinos também e, se cumprirem, alguns resultados aparecem sempre. O grande problema é mesmo cumprirem e cabe ao personal trainer ter (para mim) como principal função a motivação. Além de ser um pouco diferenciador na prescrição de treinos, a minha maior valia é mesmo a parte motivacional, motivar, convencer e conseguir que a pessoa tenha uma rotina alimentar e de treino. Se estes fatores estiverem alinhados, os resultados aparecem e, como consequência, as pessoas ficam motivadas. Depois tudo se torna mais fácil.

Qual é o seu principal objetivo profissional enquanto Personal Trainer?

Enquanto ser humano, e devido ao meu passado relativamente ao peso, o principal objetivo é mesmo ajudar as pessoas, porque cada vez que alguém com excesso de peso me pede ajuda toca-me sempre. Já senti na pele o que eles sentem e nada me completa mais que ajudar.

Como PT quero sempre que existam resultados e não desisto enquanto não os conseguir, por isso a minha taxa de sucesso é muito elevada. Ser PT é a minha vida, o meu trabalho, é o meu sustento. Um PT só é bom e procurado se tiver resultados.

Considera que um Personal Trainer é fundamental para ajudar a obter melhores resultados? Em que aspetos pode ajudar?

Cada vez mais, o fitness é um negócio em expansão, abrem cada vez mais ginásios e, com isso, mais concorrência – e consequentemente isso gera uma baixa de preços das mensalidades. Os ginásios tiveram de se adaptar e criar serviços para superar essas perdas e o personal training foi um desses serviços. Eu acredito no PT pela base de resultados e não do negócio, acredito que uma pessoa precise no máximo de três ou quatro meses, porque nesse espaço de tempo a pessoa tem de aprender a treinar, aprender a comer e ficar motivada a vir para o ginásio sozinha, começar a pensar no ginásio não como uma obrigação, mas como um dever essencial no seu dia a dia.

Até para aqueles que já se acham verdadeiros “gurus” da musculação, um personal trainer pode ser importante. A importância que um personal trainer tem para ajudar a conseguir os objetivos é inegável. Ele vai mostrar qual o melhor caminho para que se alcancem os objetivos e qual a forma correta de fazer os exercícios, evitando futuras lesões. Também é uma ótima opção para quem não gosta de treinar sozinho ou está desanimado e com vontade de parar os exercícios. Procurar um PT para oferecer um serviço de alta qualidade e individualizado proporcionará os ganhos almejados.

Seja perda de peso ou ganho muscular, que dicas daria aos seus clientes? Por onde devem começar e o que é realmente importante para atingir os melhores resultados?

Os melhores conselhos que posso dar são os seguintes:

Apenas treina! Independentemente do que se esteja a pensar no momento, seja preguiça, desculpas esfarrapadas ou até problemas sociais. Simplesmente pegar no equipamento e ir até ao ginásio. Mesmo que seja para chegar lá e ficar a reclamar da tua própria preguiça. Em 99% dos casos, quando se chega ao ginásio e se vê as outras pessoas a treinarem, acabamos por ganhar motivação para treinar também!

Desafia-te! Uma chave simples para o sucesso é estabelecer metas que sejam possíveis de se cumprir. Algumas pessoas criam metas mirabolantes, como perder 20 kg num mês. Criar metas racionais, pois ao atingir a meta estaremos cientes de que ter resultados é possível e estaremos automaticamente motivados para a próxima meta. A imaginação é o limite, estabelecer metas de quantas repetições se consegue num exercício, quantos centímetros de bíceps se vai ganhar em dois meses ou quantos centímetros se vai perder de cintura, seja o que for.

Não te acomodes. Quando uma pessoa não quer ir treinar ou alimentar-se de verdade, ela consegue transformar todos os factos a seu favor para se confortar a não fazer o que não lhe agrada no momento. Quando esse tipo de pensamento começar a assolar a mente é importante colocar uma coisa na cabeça: o único motivo que pode impedir alguém de treinar é uma lesão, doença ou um contratempo sério, fora isso nada mais impede! Não existe sacrifício para se ser um perdedor! E não existe um caminho fácil para se ser um vencedor, existe apenas o caminho do sacrifício. O vencedor é aquele que faz sempre um pouco a mais do que todo o resto!

Dá também dicas de nutrição. É crucial para conseguir algum resultado?

As dicas de nutrição, de treino e as motivacionais que publico diariamente surgiram como uma brincadeira. Todos os dias, no ginásio, sou confrontado com inúmeras dúvidas e como estava todo o dia a repetir a mesma informação resolvi escrever sobre isso. Assim quando me perguntassem poderia indicar um local para se informarem e terem uma informação mais pormenorizada.

Não fazia era ideia do sucesso que iria ter nas redes sociais e comecei a receber pedidos online para escrever. Tanto que aceitei uma proposta nessa área e sou agora blogger na Prozis, onde publico vários artigos. São essencialmente dicas sobre assuntos que parecem muitos simples e banais, mas que ainda existe muita gente com essas dúvidas. O sucesso vem de ser uma escrita simples, não muito técnica, e que facilmente é entendida por todos, mesmo por aqueles que não treinam.

Neste sentido é crucial, porque pelo feedback que tenho, para muitos essa informação torna-se mesmo essencial para o desenvolvimento de resultados.

Foi pai recentemente. Como está a ser a experiência?

Ser pai era um “projeto” constantemente a ser adiado, porque nunca era a altura certa. Sempre tive muito trabalho, entre a gestão do ginásio e personal training, passo cerca de 13 horas a trabalhar, mas agora com 37 anos estava na hora.

Sempre me considerei um workaholic e com o seu nascimento tive de me adaptar, fazer uma melhor gestão do meu tempo, delegar tarefas no ginásio e até recusar personal training, embora me custe imenso dizer “não” a quem me pede ajuda, mas a minha família estará sempre em primeiro lugar.

A experiência é simplesmente fantástica! Tenho a minha Francisca, que é mesmo amor para a vida toda, e o que mais quero é passar o maior tempo possível com ela para não perder nada do seu crescimento.