Buti Yoga, a modalidade dinâmica que traz mais ritmo à meditação

Há uma nova modalidade que combina yoga com movimentos mais sensuais, como o twerking, ao som de ritmos africanos. Parece confuso? Na verdade, estas aulas permitem algum gasto calórico e um ganho de massa muscular. Em sessões que podem durar entre 60 a 90 minutos, é possível meditar, dançar e ainda tonificar o corpo através de exercícios que permitem acelerar o ritmo cardíaco e queimar calorias. Em suma: exercitar a mente e o corpo em treinos intensos e eficazes.

O Buti Yoga nasceu na Califórnia e é a modalidade ideal para quem procura perder calorias e tonificar, em especial, a zona abdominal, pernas e ainda glúteos. É uma alternativa mais dinâmica e divertida de unir a eficácia de um treino de força, de elasticidade e de exercícios de cardio, que ativam o corpo e permitem um maior gasto calórico. As aulas são focadas em séries de alongamentos, flexões, agachamentos, entre outros, marcados pelos ritmos africanos.

Uma particularidade interessante é o facto de recorrer a uma técnica, conhecida por técnica estrutural em espiral, que resulta de movimentos específicos que permitem esculpir uma silhueta mais definida. Na base desta modalidade não poderia faltar a procura da estabilidade corporal e os exercícios de respiração, características do yoga tradicional. Em marathi (língua falada na Índia) a palavra “buti” significa “cura para algo oculto” e esta disciplina diz-nos para superar aquilo que ocultamos (que nos chateia e incomoda) e procuremos pensamentos mais positivos. O mote do Buti Yoga é esse mesmo: trazer a energia dos ritmos africanos às rotinas de meditação e promover mentes mais otimistas e consequentemente mais felizes.

Em Portugal já é possível experimentar aulas de Buti Yoga, através da página de Facebook, gerida por uma instrutora portuguesa. Poderá encontrar várias aulas e formações, orientadas pela instrutora Joana Vale, e conhecer todas as informações relativas a datas e locais.