YourGYMonline, treinos à distância de um smartphone

Cláudio Gil é o responsável da YourGYMonline, uma plataforma online composta por serviços diferenciados de personal trainer e nutrição. À distância de um smartphone, a YourGYMonline disponibiliza planos de treinos e dicas nutricionais a qualquer hora e lugar, não prescindindo de um acompanhamento direto, através de mensagens entre clientes e personal trainer. Para conhecer melhor este conceito de treino online, falamos com Cláudio Gil, que nos explicou todos os contornos de utilização deste serviço e os seus principais benefícios. Para os nossos leitores, graças à parceria da U-FIT com a plataforma YourGYMonline, estão a chegar conteúdos para auxiliar os seus treinos em casa. Mantenha-se atento!

Cláudio Gil

Em que consiste a plataforma YourGYMonline e há quanto tempo existe?

Os nossos serviços consistem no acompanhamento mais próximo possível do cliente em termos de nutrição, prática de atividade física, exercício físico ou desporto. Através de simples mensagens instantâneas, o cliente pode colocar qualquer dúvida ao personal trainer ou nutricionista, dúvida essa que será respondida a curto prazo.

A nossa equipa técnica é composta por, modéstia à parte, um dos melhores personal trainers de Portugal, que tem como clientes pessoais algumas caras famosas da TV, como alguns jornalistas, apresentadores, um conceituado locutor de rádio, entre outros. Uma nutricionista licenciada em nutrição avançada, uma médica de clínica geral e um fisioterapeuta.

A YourGYMonline surgiu após nos depararmos com uma grande ausência de serviços, e uma qualidade que poderia ser melhorada na área de personal trainer online. Assim, e após uma análise mais aprofundada e detalhada sobre o mesmo, entre o final de 2016 e início de 2017, constatámos que efetivamente poderíamos, com a equipa certa, ter mais serviços e de melhor qualidade. Durante o ano de 2017 criámos toda a nossa plataforma, ajustámos alguns detalhes e, como costumo dizer, limámos algumas arestas de modo a que a experiência para o cliente seja a mais simples e eficaz possível. Oficialmente estamos a funcionar em pleno desde dia 1 de novembro de 2017.

Como é que funciona esta plataforma e de que forma os interessados podem ter acesso ao vosso conteúdo? Que tipo de plano de treino disponibilizam?

A nossa plataforma funciona de forma muito simples em termos de serviços. O cliente pode simplesmente comprar um pack através do site por PayPal, de forma segura, rápida e eficaz. Ou, se preferir, entrar em contacto connosco para esclarecer algum tipo de dúvida (seja através da nossa página de Facebook, Instagram, e-mail ou contacto telefónico). Outros métodos de pagamento estão também disponíveis, mas para segurança do cliente terá de entrar em contacto connosco previamente.

Após adquirir o pack, o cliente recebe, através de e-mail, uma avaliação inicial que terá de preencher da forma mais completa e criteriosa possível e enviar-nos de volta com toda essa informação. Nesse momento, a nossa equipa analisa e cria em conjunto a planificação. Este processo pode demorar até três dias úteis, embora o tempo médio seja inferior. Assim que a planificação está feita, o PT entra em contacto com o cliente através de e-mail, no qual anexa os planos, e onde consta o seu contacto telefónico para uma comunicação mais rápida através de WhatsApp.

Em janeiro deste ano, criámos o blog no qual queremos informar quem nos lê sobre vários temas relacionados com nutrição e fitness. Consideramos a informação uma mais-valia para que qualquer pessoa interessada possa conhecer o nosso profissionalismo e a qualidade dos nossos serviços.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos nossos conteúdos do blog ou informações que vamos disponibilizando através das redes sociais ou site. Os nossos vídeos de exercícios e forma de os realizar só estão disponíveis para o cliente após adquirir os nossos serviços, exceto os que eventualmente possam ser publicados nas redes sociais e site. Todos os outros vídeos (pequenos excertos de treinos presenciais com o nosso PT) ou qualquer outro estarão sempre ao acesso de qualquer pessoa.

Disponibilizamos todo o tipo de treino que se pode encontrar e realizar num ginásio ou mesmo tipos de treino outdoor. Como exemplo, os mais conhecidos planos de perda de peso, aumento de massa muscular, treinos funcionais para recuperação física, ganho de resistência, força e bem-estar, treinos de pré-parto (cientificamente provados que ajudam na prevenção de diabetes gestacional, redução de inchaço, redução da existência de cãibras nas pernas e pés, obstipação, possibilita um maior equilíbrio muscular e facilita não só no trabalho de parto como também na recuperação do mesmo) ou pós-parto (perda de gordura corporal com maior rapidez, combate às dores lombo-pélvicas assim como articulares, correção de desequilíbrios musculares causados durante o período de gravidez ou mesmo correção de posturas adotadas durante a gravidez. E também porque há necessidade de retomar ou iniciar o treino dos músculos do pavimento pélvico, integrado ou não, num programa de exercícios de resistência muscular, ajudando na prevenção de futuras disfunções urinárias/fecais e na “reestruturação” da zona genital feminina).

No fundo, se a pessoa não tem nenhum impedimento físico que não possa ser ultrapassado (e algumas recuperações de lesões estão também incluídas nos nossos serviços, com a ajuda da nossa médica e do nosso fisioterapeuta no qual conseguimos criar planos de treino que serão fundamentais para a recuperação de lesões) podemos trabalhar com qualquer tipo de situação desde que não seja imperativo que a pessoa faça um treino com acompanhamento presencial. Se for totalmente seguro para o cliente, analisamos, estudamos e formamos qualquer tipo de plano de treino personalizado a cada pessoa. Isto é fundamental e não existe nenhum “modelo base” para a criação da planificação.

Veem o mundo online como uma estratégia pertinente para a passagem de conhecimento a nível de fitness?

Sim, temos muito interesse que as pessoas estejam mais e melhor informadas, quando a informação é útil é sempre importante. Se alguém que não tenha qualquer historial e/ou conhecimento sobre treino em ginásio ou de exercício físico tiver algum tipo de dúvida, esperamos que tenham grande parte das informações ao seu alcance de forma simples e rápida.

 

Quais são, para vocês, as principais vantagens da YourGYMonline? Não consideram que o acompanhamento online possa ser menos vantajoso para o atleta?

As principais vantagens são o preço (em média um valor seis vezes mais baixo que o personal trainer presencial), a liberdade que dá ao cliente para poder treinar quando e onde desejar, consoante o seu estilo de vida, o planeamento nutricional, que por norma não é o melhor e nem sempre existe num serviço de PT presencial, todo o esclarecimento de dúvidas de forma rápida e uma equipa inteiramente dedicada ao cliente.

Em relação a ser menos vantajoso para o cliente, a única questão que não conseguimos contornar é só e apenas a presença do PT enquanto o cliente realiza os exercícios, pois aí existe uma parte motivacional no momento. Para atenuar essa situação tentamos ter um contacto o mais próximo possível com o cliente, enviamos mensagens motivacionais, questionamos se já treinou, como correu o treino, se tem dúvidas, dificuldades, se existe algo que possa ser melhorado ou modificado.

Todas as semanas o cliente é reavaliado e a planificação ajustada, quando necessário, mediante os resultados. Por norma existe um ajuste da planificação, em média, a cada quatro semanas de acompanhamento.

 

Fazem um balanço positivo da plataforma?

Fazemos um balanço extremamente positivo, sem margem para dúvidas. Quando iniciámos este projeto tinha, para mim, como pontos fundamentais a inteira satisfação do cliente e resultados com a melhor qualidade possível dentro de cada situação. É esse o nosso objetivo primordial!

A título de exemplo, quando temos uma cliente que treinava há sensivelmente quatro anos e não conseguia aumentar de peso e passar a barreira dos 50 kg e nos procurou, adquiriu um serviço nosso e ao fim de quatro semanas (com enorme dedicação e vontade que é imprescindível) estava com 52 kg e radiante com os resultados, a gostar de se ver ao espelho, a ser elogiada por amigos e colegas de trabalho com a sua forma física, sentimento de bem-estar e felicidade que era percetível a quem a rodeava… Só podemos estar extremamente felizes!