André Rosa: “O meu principal objetivo é ensinar o aluno a treinar e a saber comer”

André Rosa é personal trainer e é o responsável pela Academia do Rosa, no Porto, um conceito diferente com treinos mais personalizados, num ambiente familiar e descontraído. Licenciado em Educação Física e Desporto e mestre em Ciências da Comunicação, foi no sul do Brasil que surgiu a ideia de abrir uma academia, mais concretamente, quando tirava uma pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Fomos conhecer um pouco do seu trabalho e a sua perspetiva quanto ao mundo do desporto.

Quando é que o desporto entra na sua vida e qual foi a maior motivação para ser personal trainer?

Sempre gostei de desporto e cheguei a praticar desde artes marciais à natação, bem como desportos coletivos, como futebol e andebol. O meu fascínio pela musculação surge desde muito cedo, recordo-me que na infância os meus “heróis” preferidos eram personagens fortes, como o Hulk, Super Homem, e chamava-me a atenção o facto de eles sempre vencerem os seus inimigos, transmitirem força, imporem respeito, terem sucesso e daí sonhava ser como eles. Inscrevi-me no meu primeiro ginásio com 17 anos e foi aí que percebi que era com o treino que queria trabalhar para o resto da minha vida.

Considera importante a ajuda de um personal trainer para atingir melhores resultados? De que forma pode ajudar?

Claro que sim. Principalmente a nível de segurança, qualidade de treino e motivação. Sem dúvida que ao ser acompanhado por um profissional qualificado, o aluno conseguirá atingir resultados aos quais se propõe de uma forma mais rápida, eficaz e sem qualquer risco de lesão.

O que incentivou a criar a Academia do Rosa?

A ideia de abrir a Academia do Rosa surgiu curiosamente numa conversa com amigos num bar, situado em Porto Alegre, no sul do Brasil, onde este conceito estava muito em voga, e percebi que não havia nada idêntico na cidade do Porto.

O que é as pessoas podem encontrar no seu espaço?

Um ambiente familiar e descontraído, com treinos personalizados mediante o objetivo de cada aluno. Motivação, boa disposição e um treino que não irá esquecer durante 3 dias.

Qual é o seu principal objetivo profissional enquanto personal trainer?

Enquanto PT, o meu principal objetivo é ensinar o aluno a treinar e a saber comer! Os treinos são assim, pensados de forma individual, mediante os objetivos de cada um, garantindo-lhes mais saúde, autoestima e o gosto pelo treino. Dessa forma, o aluno acabará naturalmente por atingir uma melhor condição física e de saúde.

No futuro, que projetos gostava de realizar na sua área profissional que ainda não teve oportunidade?

Gostaria de abrir mais Academias pelo mundo fora, dada a minha paixão por viajar. E, quem sabe, abraçar um projeto ligado ao mundo do futebol.