Gerês Extreme Marathon: está de volta a maratona mais dura e surpreendente

A maratona que passa todos os anos pelas incríveis paisagens do Gerês, está de volta para provar que é a mais dura prova de resistência, mas a que promove maior harmonia e respeito pela natureza. Organizada pela associação Carlos Sá Nature Events e com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, a 5ª edição é já nos próximos dias 1 e 2 de dezembro e promete muitas surpresas a todos os aventureiros que entrem neste desafio.

Esta prova realiza-se nas estradas de montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês, onde os participantes poderão usufruir de um cenário único, enquanto atravessam desafios de dureza com desníveis acentuados. No final, como já é habitual, espera-se a “sopa do pote” que confortará os Extreme Runners.

A maratona tem início no primeiro dia de dezembro, a um sábado, no qual decorrerá a 2ª edição da Extreme Mille, que terá uma inclinação média de 35% e 525 m de distância em, apenas, uma milha: Extreme Mille. No mesmo dia, durante a tarde, os participantes poderão conhecer algumas das tradições das aldeias da região. Na aldeia comunitária da Ermida, a Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida (ATACE) irá promover um vasto programa de atividades, com início às 15h, que dará a oportunidade de conhecer as práticas comunitárias ancestrais que caracterizam a aldeia. Os sabores característicos da gastronomia da região estarão presentes nas provas de chá, mel, marmelada e doces, assim como as bôlas de carne e de sardinha e a broa de milho, que acompanharão a típica sopa ao jantar.

Já no dia 2 de dezembro, domingo, estão previstas as várias provas competitivas com distâncias aproximadas de: 42 km, 42km em estafetas, 21 km e 13 km. Todas as provas têm ponto de partida e chegada no centro da Vila do Gerês.

Esperam-se cerca de 1500 participantes de 11 nacionalidades, o que permitirá dar a conhecer uma das mais conceituadas regiões do país, assim como as respetivas tradições, costumes e gastronomias. Este evento tem vindo, gradualmente, a alcançar algum destaque no panorama nacional e internacional de atletismo.

Não há prova idêntica, mas correr pelas paisagens únicas do Gerês tem sempre um encanto próprio, todo o ano, e, em especial, quando as cores marcantes da estação de inverno pintam um cenário ainda mais bonito.

Fica o convite a todos aqueles que pretendem desafiar-se numa prova exigente, mas magnífica, que dará as boas-vindas ao último mês do ano.

Toda a informação necessária, assim como o programa completo, encontra-se aqui.