Que alimentos devemos escolher no inverno?

Os dias mais frios e as baixas temperaturas pedem uma readaptação ao nível das nossas rotinas diárias. É fundamental conciliar as nossas escolhas consoante o tempo, tanto ao nível do vestuário como da alimentação. Assim como a roupa, também os alimentos que consumimos têm a capacidade de proteger o corpo do frio. É fundamental fornecer ao organismo a energia necessária, uma vez que está mais vulnerável no inverno, para que consiga manter a temperatura corporal favorável.

Citrinos

Os citrinos são dos grupos de frutas mais energéticos e têm a capacidade de protegerem o organismo de gripes e constipações, graças à sua riqueza em vitamina C e o alto teor em flavonoides (como a naringina), responsáveis pela atividade anti-inflamatória e antioxidante. Do grupo de citrinos destacam-se: laranjas, tangerinas, clementinas, limão, lima e toranja. O consumo de vitamina C aliado a alimentos ricos em ferro torna a absorção deste mineral mais eficaz.

Sopas

São das opções alimentares que fornecem mais vantagens ao organismo, todos os dias do ano, mas com maior eficácia no inverno. Além de ajudarem no controlo do apetite e no equilíbrio de peso, são um forte aliado às necessidades do corpo. O organismo precisa de mais calor e da ingestão de bons nutrientes, que forneçam a energia necessária para garantir a estabilidade da temperatura corporal. Dica: usar legumes diferentes que potenciem o máximo de minerais e vitaminas possível, podendo acrescentar leguminosas. Grão, feijão e lentilhas ajudam a fornecer ferro, potássio e cálcio ao organismo.

Especiarias

Existem alguns temperos e especiarias que ajudam no controlo do apetite – no inverno há uma maior tendência para consumir alimentos calóricos – e na função reguladora do organismo, neste caso, da temperatura corporal. São excelentes alternativas do sal e do açúcar. Serve de exemplo a canela, que ajuda na digestão e no aumento da temperatura do organismo, sendo que o gengibre é, também, um alimento termogénico, capaz de proteger o corpo do frio.

Chás e infusões

Talvez as opções nas quais se verificam mais rapidamente o aumento da temperatura corporal. São uma excelente fonte de hidratação capaz de manter o organismo regular, visto que no inverno a ingestão de líquidos tende a ser menor. Infusões a partir de folhas naturais, flores ou frutas são essenciais ao organismo, como o caso da hortelã, camomila e o gengibre. Também o chá verde, preto, vermelho ou branco são boas opções.

Peixe

É fundamental o consumo de peixe nesta altura do ano. Devemos escolher os peixes que contenham gorduras boas e alto teor em ômega 3, como é o caso do salmão, cavala, sardinha e atum. Peixes como a pescada, carapau, robalo ou o bacalhau são, também, opções muito nutritivas.