Treinar sem cãibras: como prevenir e tratar

As cãibras podem gerar grande desconforto e serem bastante dolorosas, principalmente durante a prática de exercício físico. É fundamental saber como acabar com a dor rapidamente para prevenir lesões maiores.

Primeiro: o que são realmente as cãibras?

Uma cãibra acontece quando o músculo contrai de forma voluntária e dolorosa. Geralmente acontece na sequência de um determinado esforço físico, posição ou movimento que terá levado a essa contração muscular rápida. Certos estudos apontam que há uma maior tendência de uma cãibra acontecer quando o corpo está mais desidratado.

O que fazer em caso de ter uma cãibra?

O mais indicado é atuar rapidamente obrigando o músculo a contrair no sentido oposto à contração provocada pela cãibra. É aconselhado fazer de seguida um alongamento do músculo, que ajuda a forçar a musculatura e a acabar com a cãibra.

Como prevenir?

Manter o corpo hidratado e ter uma alimentação saudável e equilibrada é o ponto de partida para que os músculos não sintam essa necessidade de contrair. É importante fornecer ao organismo os nutrientes certos para garantir o seu bom funcionamento. Ingerir alimentos que contenham bons nutrientes, como o potássio ou magnésio, ajuda na prevenção de cãibras.

Treinar sem cãibras:

  • É importante aquecer e alongar quando se pretende praticar exercício físico.
  • Manter o organismo hidratado: ingerir a quantidade necessária de água antes, durante e depois do treino.
  • Dieta equilibrada: alimentar o corpo com as quantidades certas de hidratos de carbono e os nutrientes que garantam o bom funcionamento do organismo.
  • Respeitar os limites físicos do corpo, sem exageros de intensidades.