Canela: uma das especiarias que mais benefícios traz à saúde

A canela é das especiarias que está presente na maioria das cozinhas e nem toda a gente que a utiliza sabe ao certo os inúmeros benefícios que pode trazer à saúde. Além de ser um ótimo ingrediente para dar sabor a praticamente tudo, esta especiaria tem na sua composição vários nutrientes e vitaminas que atuam na prevenção e tratamento de certas patologias. Tem a capacidade de estimular o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório, sendo um forte aliado na dieta, para quem procura emagrecer, contribuindo, ainda, para outras finalidades, como atrasar o envelhecimento da pele.

Dos seus benefícios para a saúde podemos destacar:

  • Controlo da Diabetes: pode até ser um substituto do açúcar
  • Combate ao colesterol: pela forte presença de antioxidantes
  • Diminuir o apetite: é um ótimo saciante rico em fibras
  • Ajuda na digestão: dado o seu efeito antibacteriano e anti-inflamatório
  • Previne e trata gripes e constipações: previne infeções das vias respiratórias, pelo seu efeito secante nas mucosas

Na alimentação

A canela pode ser utilizada de diversas maneiras na alimentação. Podemos polvilhar a canela em pó sobre fruta ou incluir em lanches e pequenos-almoços saudáveis. O pau de canela é um ótimo substituto do açúcar em diversas bebidas, como o chá e o café.

Propriedades da canela

A canela tem uma ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante, capaz de estimular as defesas do corpo. Além de ser rica em magnésio, tem a capacidade de melhorar a circulação, aumentar a resistência ao stress, melhorar a concentração e a motivação pessoal (sendo uma opção ideal para ter e consumir no trabalho).