Natal saudável: a receita de Ferrero Rocher da Mafalda Sena

A poucas semanas de terminar o ano, entramos numa altura de alguns exageros alimentares menos saudáveis e bastante calóricos. É importante manter o foco nos objetivos que pretendemos atingir e nunca esquecer a necessidade de adotar hábitos favoráveis à nossa saúde. Da mesma forma, torna-se interessante conhecer algumas alternativas mais benéficas dos tradicionais doces desta época festiva e tornar a mesa de Natal repleta de opções deliciosas e saudáveis.

Falamos com Mafalda Sena, autora do blog “Senasaudáveis“, onde partilha diariamente as suas rotinas de alimentação e pedimos-lhe a sua apetecível e saudável receita de Ferrero Rocher. Conheça, experimente e não se esqueça de a partilhar com quem mais gosta.

Pode ficar a conhecer o projeto de Mafalda Sena aqui.

Numa altura de alguns excessos alimentares, torna-se quase difícil não fugir à dieta. Como é que podemos manter o foco numa alimentação saudável durante épocas mais festivas, como o Natal?

Primeiro é importante que nos mantenhamos ativos! E tentar ao máximo fazer exercício físico nem que seja 30 minutos, em casa no ginásio ou na rua, com uma caminhada. Depois devemos tentar não exagerar em todas as refeições do dia. Começar o dia com um pequeno-almoço equilibrado e se sabemos que ao almoço vão haver excessos, tentamos equilibrar ao jantar, ou vice-versa.

©Senasaudáveis - Mafalda Sena

Novo ano, novas rotinas. E se pensarmos em adotar hábitos mais saudáveis, tanto na alimentação como na prática regular de exercício físico, que dicas daria para começar o ano em boa forma?

Comece por fazer pequenas alterações, não mude de 8 para 80! Adicione todas as semanas um alimento novo, saudável e retire um que saiba que é prejudicial para a sua saúde. Aproveite e ofereça a si mesmo um conjunto de roupa de treino ou um par de ténis novos este Natal, para ter motivação extra para começar o ano com exercício físico!

Partilhou uma receita saudável de uns típicos doces que não podem faltar no Natal. Isso prova, também, que é possível encontrar formas mais saudáveis de comer aquilo que desejamos?

Sim, sem dúvida. Eu continuo a ser gulosa, mas faço escolhas inteligentes. Assim, por mais que sejam sobremesas calóricas, são feitas com ingredientes funcionais que nos ajudam e nos nutrem ao mesmo tempo que fazem as delícias das nossas papilas gustativas!

O que não pode faltar na mesa de Natal?

Bacalhau cozido com grão e peru assado feito pelo meu Avô! Adoro acompanhar com arroz com passas e frutos secos. Sobremesas com chocolate! Este natal também irei fazer pão-de-ló versão saudável daquele típico de Alfeizeirão. As sobremesas ficam por minha conta, assim garanto que posso comer sem sentir muito peso na consciência!

Ingredientes:

  • 175g de pasta de tâmaras (tâmaras prensadas sem adição de açúcar encontram no Celeiro ou então 7 Tâmaras Medjool sem caroço)
  • 75g de miolo de avelã
  • 30g de cacau cru em pó

Para cobertura:

  • 75g de miolo de avelã picado
  • 50g de chocolate negro derretido (opcional)

Modo de preparação:

Num bom processador triture o miolo de avelã até ficar em farinha e reserve. Triture as tâmaras, junte o cacau e as avelãs e volte a triturar até ficar tudo bem misturado.
Faça 8 bolinhas com a ajuda das mãos e passe primeiro pelas avelãs trituradas (topping) e depois pelo chocolate derretido! Se não desejar chocolate derretido passe apenas pelas avelãs!